Análise preliminar das voçorocas na porção centro-oeste do Quadrilátero Ferrífero, MG: estudo de caso da bacia do Rio de Peixe

Autores

  • Thaís Francisco Couto Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2350

Palavras-chave:

Voçorocas. Quadrilátero Ferrífero. Bacia do Rio de Peixe

Resumo

A região do Quadrilátero Ferrífero (QF) em Minas Gerais é conhecida pela alta concentração de jazidas de ferro no estado, entretanto, em algumas de suas frações, a ocorrência de processos erosivos do tipo voçoroca se fazem presentes. A bacia do rio de Peixe está inserida no QF e possui uma considerável distribuição de voçorocas, de modo que há uma concentração na porção sul. Este estudo de caso é uma analise preliminar dos processos erosivos nesta bacia cujo intuito é compreender os mecanismos responsáveis pela erosão. Os procedimentos metodológicos incluíram visita a campo e o resultado são mapas da dinâmica evolutiva de cada voçoroca escolhida para analise, que evidenciaram os abatimentos de blocos, frentes ativas e deslizamentos de terra como os principais elementos responsáveis pelo fenômeno na região.

Biografia do Autor

  • Thaís Francisco Couto, Universidade Federal de Minas Gerais
    Graduanda, Depto. Geografia/ Instituto de Geociências, UFMG

Referências

AZEVEDO, U. R. A.; MACHADO, M. M. M.; CASTRO, P. T. A.; RENGER, F. E.; TREVISOL, A.; BEATO, D. A. Geoparque Quadrilátero Ferrífero (MG). Disponível em: <http://www.cprm.gov.br/publique/media/quadrilatero.pdf>. Acesso em: 03 de maio de 2016.

COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DE MINAS GERAIS – Portal da Geologia. Disponível em: <http://www.portalgeologia.com.br/index.php/mapa/>. Acesso em: 30 de maio de 2016.

IWASA, O.Y., PRANDINI, F.L., 1982, “Prevenção e correção de fenômenos erosivos: as boçorocas, exemplo da necessidade de diagnose”, Geologia Ciência – Técnica, CEPEGE, USP, n. 7, pp. 1543-1548.

GOOGLE. Google Earth. Google Earth Pro 7.1. 2016. Nota (Bacia do rio de Peixe).

ROESER, H. M. P., ROESER, P. A., 2010. O Quadrilátero Ferrífero – MG, Brasil: aspectos sobre sua história, seus recursos minerais e problemas ambientais relacionados. Revista Geonomos – v. 18, nº 1 (2010). Págs. 33 ao 37.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Sistemas Geomorfológicos: Estrutura, Dinâmicas e Processos