Dinâmicas geomorfológicas na produção do espaço urbano da região administrativa de Guaratiba-RJ
DOI:
https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2355Palavras-chave:
Dinâmicas geomorfológicas. Risco. Produção do espaçoResumo
Este trabalho busca um entendimento entre a produção do espaço urbano e a relação com as dinâmicas geomorfologicas da Região Administrativa de Guaratiba-RJ, analisando o adensamento urbano da região, atual eixo de expansão da cidade. Busca-se entender em qual medida o planejamento, investimentos e legislações da cidade viabilizam o risco a qualidade de vida na região da área de estudo, fazendo com que cenários de destres naturais comuns em outras áreas da cidade sejam novamente produzidos. Para esta análise serão elencados dados geomorfológicos, hidrológicos, geológicos e a pesquisa voltada para os campos da produção do espaço.
Referências
CARLOS, A. F. A. A condição espacial. São Paulo: Contexto, 2011.
CHRISTOFOLETTI, A. Aplicabilidade do conhecimento geomorfológico nos projetos de planejamento. In: GUERRA, A. J. T. & CUNHA, S. B. Geomorfologia: Uma Atualização de Bases e Conceitos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995. p. 415-442.
HEILBRON, M., VALERIANI, C. D. M., VALLADARES, C. S., MACHADO, N. A orogênese brasiliana no segmento central da Faixa Ribeira, Brasil. Brazilian Journal of Geology, 25(4), 1995. p. 249-266.
MARQUES, J. S. Ciência Geomorfológica. In: Guerra e Cunha. et al. Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. p. 23-50.