O ensino da geomorfologia com a produção de materiais didáticos

Autores

  • Thais dos Anjos Soares Universidade Regional do Cariri
  • Simone Cardoso Ribeiro Universidade Regional do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2358

Palavras-chave:

Dinâmica geomorfológica. Formas de relevo. Didática

Resumo

O ensino da dinâmica geomorfológica é essencial para que o aluno compreenda de forma estimulante a lógica das mudanças da superfície do planeta e suas influências no seu dia a dia. O objetivo deste trabalho é produzir junto com a turma do 7° ano da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Maria Pedrina em Juazeiro do Norte - CE, um material didático, para facilitar o aprendizado de Geomorfologia no qual eles tenham noção básica das modificações pelas quais passam as formas de relevo. Na construção deste trabalho foi feito um levantamento bibliográfico temático, após o qual se aplicou um questionário para a turma; na 3ª fase, fez-se uma abordagem didática sobre o conteúdo relevo e suas formas para depois focar-se na produção do material. Identificou-se com os dados coletados no questionário que os alunos não tinham um bom conhecimento sobre o assunto antes de abordar o conteúdo.

Biografia do Autor

  • Thais dos Anjos Soares, Universidade Regional do Cariri
    Estudante de Licenciatura em Geografia, Estagiária no Laboratório de Geomorfologia e Pedologia – GEOPED/URCA.
  • Simone Cardoso Ribeiro, Universidade Regional do Cariri
    Professora Associada – DEGEO/URCA.

Referências

BATISTA, Daiane Ferreira; SOUSA, Flávio Alves de. Ensino de Geomorfologia nas Escolas. II Congresso de Educação – UEG/UnU Iporá, 2012.

FALCONI, Simone. Produção de material didático para o ensino de solos. 2004. 115 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2004.

FREITAS, Olga. Equipamentos e materiais didáticos. Brasília: Universidade de Brasília, 2009.

SILVA, Evellyn Ledur da; GIORDANI, Estela Maris. Aprendizagens de professores e alunos com materiais didáticos nos anos iniciais do ensino fundamental. IX Congresso Nacional de Educação -EDUCERE, 2009.

NALIN, Simone. Geoatividades: Maquetes com as formas de relevo. Disponível em: <http://geografiadaprofessorasimone.blogspot.com.br/2012/07/maquetes-com-as-formas-de-relevo.html> Acesso em: 15 de Jan 2017.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geografia Física: Currículo, Formação e Práticas de Ensino