Produção de maquete de relevo como recurso didático-metodológico no ensino da cartografia em geografia

Autores

  • Danielli Batistella Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Nair Sanzovo Pivatto Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2359

Palavras-chave:

Relevo. Cartografia. Prática de ensino

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a experiência didático-metodológica, realizada no curso Técnico Integrado de Agrimensura da UTFPR, Câmpus Pato Branco, a partir da construção de uma maquete do relevo do município de Pato Branco, estado do Paraná, no ensino da cartografia.  A construção de maquete a partir da abordagem sistêmica, que percebe o espaço como um todo e não em suas partes, como na abordagem tradicional, tem como finalidade facilitar o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes de educação básica durante as aulas de geografia, pois permite a visualização tridimensional de uma determinada área da superfície terrestre, que somente é percebida de forma limitada em mapas bidimensionais.

Biografia do Autor

Danielli Batistella, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Departamento de Agrimensura/Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Nair Sanzovo Pivatto, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Departamento de Humanas/ Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Referências

BRUNET, R. La Compositino dês modeles dans l’analyse Spatiale L’Esaace. Geographique. nº 4, p. 253-265, 1980.

BROMBERG, P.; GIRARDI, G.; SIMIELLI, M.H.R. Do plano ao tridimensional: a maquete como recurso didático. Boletim Paulista de Geografia, nº 70, p. 5-30, 1991.

BROMBERG, P.; GIRARDI, G.; SIMIELLI, M.H.R. Maquete de relevo: um recurso didático tridimensional. Boletim Paulista de Geografia, nº 87, p., 2008.

CHRISTOLETTI, A. Modelagem de Sistemas Ambientais. São Paulo: Edgar Blücker Ltda, 2002.

HOUAISS. Dicionário, 2001.

Instituto de Terras, Cartografia e Geociências - ITCG. Cartas topográficas rasterizadas. 22 mai. 2012. Disponível em: < http://www.itcg.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=47> Acesso em: 22 mai. 2012.

MASTERMAN, Len. La Enseñanza de los Médios de Comunicación. Madrid: Ediciones de la Torre, 1993.

PIVATTO, N.S. O Paraná e suas regiões – uma análise territorial a partir da modelização. Tese (Doutorado em Geografia) Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2013.

XAVIER DA SILVA, J. Geoprocessamento para análise ambiental. Rio de Janeiro: D5 Produção Gráfica, 2001. Disponível em < htt://www.lageop.ufrj.br>. Acesso em: 02 fev. 2009.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geografia Física: Currículo, Formação e Práticas de Ensino