Produção de maquete de relevo como recurso didático-metodológico no ensino da cartografia em geografia

Autores

  • Danielli Batistella Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Nair Sanzovo Pivatto Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2359

Palavras-chave:

Relevo. Cartografia. Prática de ensino

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a experiência didático-metodológica, realizada no curso Técnico Integrado de Agrimensura da UTFPR, Câmpus Pato Branco, a partir da construção de uma maquete do relevo do município de Pato Branco, estado do Paraná, no ensino da cartografia.  A construção de maquete a partir da abordagem sistêmica, que percebe o espaço como um todo e não em suas partes, como na abordagem tradicional, tem como finalidade facilitar o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes de educação básica durante as aulas de geografia, pois permite a visualização tridimensional de uma determinada área da superfície terrestre, que somente é percebida de forma limitada em mapas bidimensionais.

Biografia do Autor

  • Danielli Batistella, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Departamento de Agrimensura/Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

  • Nair Sanzovo Pivatto, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
    Departamento de Humanas/ Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

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Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geografia Física: Currículo, Formação e Práticas de Ensino