Geografia tátil: as novas percepções do espaço através do desafio de ensino a partir de maquetes

Autores

  • Raphaella Costa Pontifícia Universidade Católica
  • Carla Simi Pontifícia Universidade Católica
  • Rodrigo Marques Pontifícia Universidade Católica
  • Renata Galvão Pontifícia Universidade Católica

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2362

Palavras-chave:

Geografia Física. Deficiência visual. Maquetes táteis. Inclusão

Resumo

Neste artigo são apresentadas as etapas e resultados do processo de elaboração de maquetes táteis para alunos com deficiência visual no ensino de Geografia Física. O projeto, realizado por estudantes do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da PUC-Rio, buscou enriquecer o aprendizado e a percepção do espaço, por meio de diferentes texturas e materiais na construção de maquetes, representando os elementos que compõem o recorte representado. O estudo ampliou os horizontes dos alunos em relação aos meios de transposição de conteúdo, visando a maior inclusão e participação tanto dos deficientes visuais, como também dos demais graduandos e/ou futuros docentes.

Biografia do Autor

  • Raphaella Costa, Pontifícia Universidade Católica
    Departamento de Geografia e Meio Ambiente, PUC-Rio.
  • Carla Simi, Pontifícia Universidade Católica

    Departamento de Geografia e Meio Ambiente, PUC-Rio.

  • Rodrigo Marques, Pontifícia Universidade Católica

    Departamento de Geografia e Meio Ambiente, PUC-Rio.

  • Renata Galvão, Pontifícia Universidade Católica

    Departamento de Geografia e Meio Ambiente, PUC-Rio.

Referências

LOCH, R. E. N. Cartografia Tátil: mapas para deficientes visuais, p. 44-45, 2008. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/portalcartografia. Acesso em 14 fev. 2017

OLIVEIRA, C. G.; LAHM, R. A. Utilização de modelos táteis no ensino de Geografia, p. 2-3, 2009. Disponível em: http://www.agb.org.br/XENPEG/artigos/GT/GT3/tc3%20(62).pdf. Acesso em 13 fev. 2017

NASCIMENTO, R. Maquetes geográficas táteis e o ensino de geografia para deficientes visuais- DVs metodologia "Do meu passo para o espaço". In: 10º Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia. Porto Alegre, 2009.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geografia Física: Currículo, Formação e Práticas de Ensino