Geografia tátil: as novas percepções do espaço através do desafio de ensino a partir de maquetes
DOI:
https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2362Palavras-chave:
Geografia Física. Deficiência visual. Maquetes táteis. InclusãoResumo
Neste artigo são apresentadas as etapas e resultados do processo de elaboração de maquetes táteis para alunos com deficiência visual no ensino de Geografia Física. O projeto, realizado por estudantes do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da PUC-Rio, buscou enriquecer o aprendizado e a percepção do espaço, por meio de diferentes texturas e materiais na construção de maquetes, representando os elementos que compõem o recorte representado. O estudo ampliou os horizontes dos alunos em relação aos meios de transposição de conteúdo, visando a maior inclusão e participação tanto dos deficientes visuais, como também dos demais graduandos e/ou futuros docentes.
Referências
LOCH, R. E. N. Cartografia Tátil: mapas para deficientes visuais, p. 44-45, 2008. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/portalcartografia. Acesso em 14 fev. 2017
OLIVEIRA, C. G.; LAHM, R. A. Utilização de modelos táteis no ensino de Geografia, p. 2-3, 2009. Disponível em: http://www.agb.org.br/XENPEG/artigos/GT/GT3/tc3%20(62).pdf. Acesso em 13 fev. 2017
NASCIMENTO, R. Maquetes geográficas táteis e o ensino de geografia para deficientes visuais- DVs metodologia "Do meu passo para o espaço". In: 10º Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia. Porto Alegre, 2009.