Aspectos físicos-naturais da praia do Cabo Branco: uma abordagem da geografia física no ensino médio

Autores

  • Matheus Henrique de Souza Genuino Oliveira Universidade Federal da Paraíba
  • Vinícius dos Santos Genuino Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2364

Palavras-chave:

Aspectos Físicos-Naturais. Geografia Física. Ensino-Aprendizagem

Resumo

Este trabalho discute a aplicação da Geografia Física no ensino médio, a partir do estudo dos aspectos físico-naturais da Praia do Cabo Branco, além da abordagem de questões ambientais importantes para a formação de uma consciência ambiental dos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Olivina Olívia Carneiro da Cunha, localizada em João Pessoa-PB. Fundamenta-se na pesquisa bibliográfica e no trabalho de campo para uma melhor compreensão do tema abordado. A análise sistêmica do meio natural, o entendimento dos fenômenos naturais e a interferência antrópica, se configuram como muito importante no processo de ensino-aprendizagem, desta forma, trazemos o debate sobre os aspectos naturais para o ambiente escolar no intuito de discutir no âmbito da disciplina de Geografia tais questões, além de despertar no aluno a prática da pesquisa.

Biografia do Autor

Matheus Henrique de Souza Genuino Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Graduando do Departamento de Geociências, Universidade Federal da Paraíba.

Vinícius dos Santos Genuino, Universidade Federal da Paraíba

Graduando do Departamento de Geociências, Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geografia Física: Currículo, Formação e Práticas de Ensino