A geografia física nos anos iniciais do ensino fundamental: a alfabetização cartográfica e suas contribuições para leitura do espaço

Autores

  • Bruna Karolina Machado Toledo Faculdades Adamantinenses Integradas
  • André dos Santos Ribeiro Faculdades Adamantinenses Integradas
  • Gilmara Maria Gonçalves Faculdades Adamantinenses Integradas
  • Kéllys Antunes dos Santos Faculdades Adamantinenses Integradas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2366

Palavras-chave:

PBID. FAI. Santa Rita do Sapucaí. Alfabetização Cartográfica. Quebra-cabeça

Resumo

O aprendizado da geografia é necessário e importante já durante as séries iniciais. Mas, para que os conhecimentos sejam significativos é necessário que a criança aprenda a ler o espaço. Tal leitura exige muitas condições, que trazem à tona a necessidade de ser realizada uma alfabetização cartográfica, que considere o aprendizado do saber olhar, observar, descrever, registrar e analisar o espaço. Desta forma, o mapa será mais uma possibilidade de leitura de mundo, de apreensão de fenômenos físicos e humanos e da interação dos dois. Com vistas a contribuir tanto com a alfabetização cartográfica quanto com a leitura da paisagem, foi elaborada uma sequência didática envolvendo imagens de satélite e um jogo de quebra-cabeça. Tal atividade articulou teoria e prática e contribuiu com a formação das discentes bolsistas do PIBID/FAI e dos alunos das escolas públicas envolvidas.

Biografia do Autor

Bruna Karolina Machado Toledo, Faculdades Adamantinenses Integradas

Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação - FAI.

André dos Santos Ribeiro, Faculdades Adamantinenses Integradas

Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação - FAI.

Gilmara Maria Gonçalves, Faculdades Adamantinenses Integradas

Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação – FAI.

Kéllys Antunes dos Santos, Faculdades Adamantinenses Integradas

Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação – FAI.

Referências

BRASIL - PCN. Ministério da Educação e do Desporto – MEC. Secretaria da Educação Fundamental - SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997.

CALLAI, H. C. Espaço, cotidiano e lugar. In: BUITONI, M. M. S (coord.). Coleção Explorando o Ensino: Geografia Ensino Fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. 2010. 252 p.

SANTOS, F. C.; PEREIRA FILHO, W. O. Uso de Imagens de Satélite como Recurso Didático para o Estudo da Categoria Lugar. Geo UERJ, v. 2, n. 21. 2010.

SIMIELLI, M. E. R. Cartografia no ensino fundamental e médio. In: CARLOS, A. F. A. (org.). A geografia na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2001.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geografia Física: Currículo, Formação e Práticas de Ensino