Atlas Geográfico Municipal: contribuições para a elaboração de uma proposta pedagógica para o ensino fundamental no município de Pelotas/RS

Autores

  • Luiza dos Anjos Lopes Universidade Federal de Pelotas
  • Rosa Elena Noal Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2370

Palavras-chave:

Cartografia. Ensino de Geografia. Atlas. Ensino fundamental

Resumo

O estudo tem como objetivo subsidiar a elaboração de uma proposta de Atlas Geográfico do Município de Pelotas/RS, adequando-o as necessidades do município, direcionado ao processo de ensino-aprendizagem da Geografia no Ensino Fundamental. Foi realizado um levantamento e análise de referências bibliográficas, bem como entrevistas com quatro professores de Geografia da rede de ensino fundamental do município, que abordam o conteúdo referente a Geografia de Pelotas. Foi verificada a existência de diferentes metodologias utilizadas na elaboração de atlas escolares. Observou-se que existe uma grande demanda pela elaboração de um atlas do município de Pelotas, principalmente que aborde os aspectos físicos, processo histórico de ocupação e socioculturais. Este fato evidencia que a elaboração da proposta do Atlas Municipal de Pelotas pode vir a permitir ao estudante acesso ao conhecimento e que ele seja atuante no meio onde ele vive.

Biografia do Autor

Luiza dos Anjos Lopes, Universidade Federal de Pelotas

Universidade Federal de Pelotas

Rosa Elena Noal, Universidade Federal de Pelotas

Universidade Federal de Pelotas

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Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geografia Física: Currículo, Formação e Práticas de Ensino