Ensino de geografia física com atividades práticas na educação básica das escolas da região de Jardim – MS

Autores

  • Gabriela Pereira Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Sidney Kuerten Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2374

Palavras-chave:

Geociências. Educação básica. Práticas didáticas. Ensino de Geografia

Resumo

A Geografia é uma ciência interdisciplinar com alto potencial e valor didático, seja através do método teórico ou prático, a qual aliada ao conhecimento empírico é capaz de transformar as concepções do individuo enquanto participante ativo da vida social e coletiva. A intenção do presente trabalho é proporcionar aos alunos do Ensino Fundamental das escolas dos municípios de Jardim e Guia Lopes da Laguna (MS), o desenvolvimento de habilidades cognitivas, que aprimorem as observações aprendidas em sala de aula através exercícios práticos desenvolvidos em laboratório com o manuseio de amostras litológicas, com uma abordagem que almeja despertar o interesse deles para as Geociências. O Núcleo de Educação e Divulgação (NED) que administra o projeto CAP – CEPEMA - USP, apoia a iniciativa de operar com a Metodologia das atividades práticas dentro da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Jardim.

Biografia do Autor

Gabriela Pereira Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Curso de Geografia, monitora Fund. de Geologia, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS/Jardim.

Sidney Kuerten, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Colegiado de Geografia, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS/Jardim.

Referências

CEBRAP. O que pensam os jovens de baixa renda sobre a escola. 2013. Relatório Final digital. Disponível em: http://www.fvc.org.br/estudos-e-pesquisas/2012/pdf/relatorio_jovens_pensam_escola.pdf

NUNES, A.C.F. AS DIFICULDADES DE ENSINAR GEOGRAFIA. GEOGRAFIA – LONDRINA – VOLUME 13 – NÚMERO 1 – JAN./JUN. 2004. P.151-162. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/geografia/v13n1eletronica/10.pdf

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994, 263 p. (Coleção magistério. Série formação do professor).

SILVA, M.J.da. O desinteresse dos alunos nas aulas de Geografia: Estudo de caso de uma escola privada em Belém – PA. InterEspaço. Grajaú/MA v. 1, n. 3 p. 317-330 Ed. Especial 2015. v. 1, n. 3 p.317-330. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/article/viewFile/4451/2440

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geografia Física: Currículo, Formação e Práticas de Ensino