Análise dos conteúdos de hidrografia nos livros didáticos do ensino médio de geografia

Autores

  • Neianne Marinho Universidade do Estado da Bahia
  • Jamille Ramos Universidade do Estado da Bahia
  • Gustavo Barreto Franco Universidade Estadual da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2377

Palavras-chave:

Ensino de Geografia. Geografia Física. Livro didático

Resumo

O livro didático é a ferramenta didática mais utilizada nas escolas públicas atualmente, além de ser um instrumento para o professor, este serve como contribuição na formação do sujeito enquanto aluno e cidadão. Nesse sentindo, o presente trabalho buscou analisar os conteúdos de hidrografia nos livros de Geografia destinados ao ensino médio. Foram analisadas seis coleções de livros didáticos, todas contendo 3 volumes, onde foram averiguados conteúdos básicos da temática de Hidrografia. Para a concretização da pesquisa, foi feita uma revisão bibliografia, análise da formação dos autores, identificação da ordem dos conteúdos, abrangência, fundamentação da informação, situação dos conceitos, atualização, relação conteúdo/realidade e linguagem.

Biografia do Autor

Neianne Marinho, Universidade do Estado da Bahia

Discente do Curso de Licenciatura em Geografia, Universidade do Estado da Bahia.

Jamille Ramos, Universidade do Estado da Bahia

Discentes do Curso de Licenciatura em Geografia, Universidade do Estado da Bahia.

Gustavo Barreto Franco, Universidade Estadual da Bahia

Professor assistente do curso de Geografia, Universidade Estadual da Bahia.

Referências

ALBUQUERQUE, M. A. M. de; BIGOTTO, J. F; VITIELLO, M. A. Geografia sociedade e cotidiano. 3.ed. São Paulo: Escala Educacional, 2013.

ALMEIDA, L. M . A. de; RIGOLIN, T. B. Fronteiras da Globalização. 2. ed. São Paulo: Editora Àtica, 2014.

ARAÚJO, L. T. R; GUIMARÃES, R. B. Conexões: estudos de Geografia Geral e do Brasil. 2. ed. São Paulo: Editora Moderna, 2013.

BOLIGIAN, A. T. A; BOLIGIAN. L. Geografia – Espaço e Vivência. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

BRASIL, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: MEC; SEMTEC, 2002.

MOREIRA, J. C; SENE, E. de. Geografia Geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. 2. ed. São Paulo: Scipione, 2013.

MOREIRÃO, F. B. Ser protagonista: Geografia. 2. ed. São Paulo: Edições SM, 20

PLANO NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO MÉDIO- PNLEM. Guia do livro didático. FNDE: Brasília, 2015.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geografia Física: Currículo, Formação e Práticas de Ensino