Variabilidade pluviométrica no município de Acopiara/CE

Autores

  • Cicera Celiane Januário da Silva Universidade Regional do Cariri
  • Joyce Ferreira Gomes Universidade Regional do Cariri
  • Juliana Maria Oliveira Silva Universidade Regional do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2395

Palavras-chave:

Variabilidade pluviométrica. Oceano. Semiárido

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo identificar os anos chuvosos, secos e normais da série histórica do Município de Acopiara localizado no centro sul do Estado do Ceará, no período entre 1974 a 2015, comparando com as condições oceânicas do Pacifico (El Niño e La Niña) e Atlântico (dipolo) que possam ter influenciado no padrão pluviométrico da área de estudo. Para a classificação dos anos executou-se o método Box Plot. Dos anos analisados, 19 encontram-se na categoria normal, 11 no padrão seco e 11 no chuvoso e que os fenômenos oceânicos tiveram influência na distribuição das chuvas na série histórica. Conclui-se que é de grande importância estudar essa variabilidade para compreender como a interação do oceano e a atmosfera inibem ou favorecem a ocorrência das chuvas nos municípios do semiárido nordestino.

Biografia do Autor

  • Cicera Celiane Januário da Silva, Universidade Regional do Cariri

    Graduanda em Geografia e bolsista de Iniciação Científica – PIBIC/URCA.

  • Joyce Ferreira Gomes, Universidade Regional do Cariri

    Estagiária no Laboratório de Análise Geoambiental – LAGEO, URCA.

  • Juliana Maria Oliveira Silva, Universidade Regional do Cariri

    Professora do Departamento de Geociências/URCA.

Referências

CPTEC. Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos. El Niño e La Niña. Disponível em http://enos.cptec.inpe.br/. Acessado em 01 de novembro de 2016.

Disponível em http://www.ipece.ce.gov.br/. Acessado em 03 de novembro de 2016.

FERREIRA, A. G. F.; MELLO, N. G. da S. Principais sistemas atmosféricos atuantes sobre a Região Nordeste do Brasil e a influência dos oceanos pacífico e Atlântico no clima da região. Revista Brasileira de Climatologia, vol.1, nº 1, 2005.

FUNCEME, Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos. Base de dados pluviométricos. Fortaleza: FUNCEME. Disponível em . Acesso em 08 de agosto de 2016.

IPECE. Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará. Perfil Básico Municipal de Acopiara.

NÓBREGA, R.S; SANTIAGO, G. A. C. F. Tendência de temperatura na superfície do mar nos oceanos Atlântico e Pacífico e a variabilidade de precipitação em Pernambuco. Revista Mercator (Fortaleza. Online), v. 13, p. 107-118, 2014.

SIMIONI, JOÃO PAULO ET AL. Caracterização da precipitação pluviométrica na bacia hidrográfica do rio Ibicuí, RS. Acessado 15 de Janeiro de 2017. Revista do Departamento de Geografia – USP, Vol. 28, p. 112-133. 2014.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Climatologia em diferentes níveis escalares: mudanças e variabilidades