Análise rítmica aplicada ao entedimento de eventos hidrológicos extremos na bacia hidrográfica do Rio das Antas, Irati – PR

Autores

  • Francieli Kruk Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Andreza Rocha de Freitas Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2401

Palavras-chave:

Enchentes. Desastres Naturais. Planejamento Urbano

Resumo

Este trabalho teve como objetivo identificar as causas das precipitações intensas que ocorreram entre os anos de 1983 e 2015, no município de Irati, Paraná, que colaboraram para a ocorrência de eventos hidrológicos extremos, os quais causaram transtornos em pontos específicos do município. Para o entendimento da origem desses fenômenos ocorridos no município, foi adotada a metodologia da Análise Rítmica, utilizando dados de: pressão atmosférica, temperatura, umidade relativa do ar, nebulosidade e direção dos ventos. Os dados foram coletados no websitedo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e a identificação dos sistemas atmosféricos atuantes na região de pesquisa foi realizada através das cartas sinóticas, disponibilizadas pela Marinha do Brasil. Depois da coleta dos dados, os mesmos foram tabulados para geração dos gráficos, por meio do software RitmoAnálise. No verão observou-se que as causas de precipitações intensas foram em função das chuvas convectivas, típicas na região nesta estação e que provocam uma elevada precipitação em pouco tempo. Outra causa foi o encontro de massas de ar quentes e frias que provocam as chuvas frontais. No inverno se observou que a precipitações resultaram na sua maioria da entrada da Frente Polar Atlântica.

Biografia do Autor

  • Francieli Kruk, Universidade Estadual do Centro-Oeste

    Discente Licenciatura em Geografia, UNICENTRO.

  • Andreza Rocha de Freitas, Universidade Estadual do Centro-Oeste

    Docente, Departamento de Geografia, UNICENTRO.

Referências

ANDRADE, A.R. de; FELCHAK, I. M. A poluição urbana e o impacto na qualidade da água do Rio das Antas- Irati- Pr. Geoambiente n.12. Jataí-GO, | jan-jun/2009.

BORSATO, V. A., A Participação dos sistemas atmosféricos atuantes na bacia do rio Paraná no período de 1980 a 2003. Tese (parcial), (Doutorado) Nupélia, Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2006.

BORSATO, V. A. BORSATO F. H, A dinâmica atmosférica e a influência da tropicalidade no inverno de 2007 em Maringá PR - Espacial. In: 8° Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica. Evolução Tecnológica e Climatologica. Universidade Federal de Uberlândia. Agosto 2008. Eixo 5 - Técnica em Climatologia - CD-ROM

CANAL, F. E. L. Estimativa de vazões de enchente em bacias hidrográficas do Espirito Santo com o uso do modelo HEC-HMS. 2011, 124 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Espirito Santo. Vitória, 2011.

FREITAS, A. R. Análise do uso da terra e da artificialização do meio natural da bacia hidrográfica do Rio das Antas. In: Semana de Geografia de Irati: O ontem, o hoje e o amanhã: algumas reflexões sobre o espaço geográfico, VI, 2010, Irati, PR, Brasil. Anais. Irati: UNICENTRO, 2010. p. 129-162.

GEOGRAFALANDO. Clima. Massas de ar. Noções gerais. Disponível em:< http://geografalando.blogspot.com.br/2012/11/massa-de-ar-norcoes-gerais.html>. Acesso em: 22 de jul. de 2016

INMET. Projetos. Rede. Pesquisa. Disponível em: <http://www.inmet.gov.br/projetos/rede/pesquisa/. Acesso em: 07 de jan. de 2016.

Marinha do Brasil. DHN. Chm. Meteo. Prev. Cartas. Disponível em:<https://www.mar.mil.br/dhn/chm/meteo/prev/cartas/cartas.htm>. Acesso em: 07 de mar. De 2016.

MENDONÇA, D. S. de; SOUZA, F. C. R. de. Inundações: uma análise na perspectiva climatológica e urbana. Anais XVI Encontro Nacional dos Geógrafos. Crise, práxis e autonomia: espaços de resistência e de esperança. Espaço de Diálogo e Práticas. Porto Alegre, 2010, p. 9.

MONTEIRO, A. F. M. Análise Rítmica em Climatologia: São Paulo e chegas para um programa de Trabalho. Universidade de São Paulo. São Paulo, 1971.

TUCCI, C. E. M. Inundações e drenagem urbana. Cap. 3. p. 46-150. Disponível em: <http://www.agua.org.py/images/stories/biblioteca/subterraneas/carlos-tucci_inundaciones-y-drenajes-urbanos.pdf>. Acesso em: 20 de jul. de 2016.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Climatologia em diferentes níveis escalares: mudanças e variabilidades