Influência do relevo e vegetação na variação da temperatura e umidade relativa do ar na Serra do Cipó - MG, em um estudo de curto prazo

Autores

  • Ana Paula Minelli Moreira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Jaqueline da Consolação Silva Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2411

Palavras-chave:

Vegetação. Topografia. Microclimas. Mesoclimas

Resumo

O presente artigo analisa a influência da vegetação e topografia nas variações de temperatura e umidade relativa do ar em áreas interior ao Pq. Nacional da Serra do Cipó. Os dados foram obtidos utilizando-se resgistradores automáticos para temperaura e umidade relativa do ar instalados no interior de abrigos para coleta em campo, pelo período de 10/09/2016 à 24/09/2016. A análise considerou a relação dos dados mensurados com as características físicas do ambiente (relevo e cobertura vegetal) sob condições atmosféricas diferenciadas além da importância da vegetação fator de dissipação do calor. 

Biografia do Autor

Ana Paula Minelli Moreira, Universidade Federal de Minas Gerais

Discente de Geografia/Instituto de Geociências, UFMG.

Jaqueline da Consolação Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Discente de Geografia/Instituto de Geociências, UFMG.

Referências

Centro de Hidrografia da Marinha. Carta Sinótica. Disponível em: <https://www.mar.mil.br/dhn/chm/meteo/prev/cartas.htm>. Acesso em: 14/11/16.

GRIMM, A. M. Meteorologia. Extraído de: <http://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/> Data de acesso: set/2002.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Manual Técnico da Vegetação Brasileira. 2ªed revisada e ampliada. 2012. 271 p.

MENDONÇA, F.; DANNI-OLIVEIRA, I. M. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de Textos, 2007. 206 p.

MOLION, L.C.B.; 2005. Aquecimento global, El Niños, manchas solares, vulcões e Oscilação Decadal do Pacífico. Climanálise, n.8 (agosto), disponível em: <http://www6.cptec.inpe.br/revclima/revista>.

MONTEIRO, C. A. F. Teoria e Cima Urbano. Tese (Livre Docência) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1975.

MONTEIRO, C. A. F. O estudo geográfico do clima. Cadernos Geográficos, Florianópolis, n.1, 1999.

RIBEIRO, A. G. As escalas do clima. Boletim Geografia Teorética, Rio Claro, v. 23, p. 288-294, 1993

TORRES, F. T. P.; MACHADO, P. J. O. Introdução à Climatologia – Ubá: Ed. Geographica, 2008. – (Série de Textos Básicos de Geografia) 234 p.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Climatologia em diferentes níveis escalares: mudanças e variabilidades