Eroção hídrica do solo e a estimativa da produção de sedimentos, em uma área de maciço residual úmido no semiárido cearense

Autores

  • Cleire Lima da Costa Falcão Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2529

Palavras-chave:

Escoamento superficial. Agricultura. Parcelas experimentais. Conservação do solo

Resumo

O presente ensaio é fruto da pesquisa desenvolvida em ambiente de enclave úmido no semiárido cearense, precisamente no maçico residual das Serras das Matas. Na referida área, comumente, ocorre à prática da agricultura tradicional, ou seja, a aplicação da queima e da roça e, em seguida, o plantio em solo desnudo. O referido fato gera um elevado índice de transporte de sedimentos ao longo do período chuvoso. Nesse sentido, objetivou-se estimar a produção de sedimentos provenientes do escoamento superficial pluvial, associando a cobertura vegetal para fins de amostragem. Para tanto, fez-se uso de parcelas experimentais em campo e delimitando áreas com diversos cenários de espaçamentos de coberturas vegetais (3,0 m; 1,5 m e sem cobertura vegetal). Após o prazo de dois anos de monitoramento foi possível identificar com precisão a importância da cobertura vegetal quanto a retenção do transporte de sedimentos.

Biografia do Autor

  • Cleire Lima da Costa Falcão, Universidade Estadual do Ceará

    Professora Adjunta, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, Ceará.

Referências

BERTONI, J. Sistemas coletores para determinação de perdas por erosão. Bragantia, Campinas, 9:147-155,1949

BERTONI, J.; ROGO, N.P.; LEVIEN, R. Cobetura morta e étodos de preparo do solo na erosão hídrica em solo com crosta superficial. Rev. bras. de Ciência do solo, Campinas, v.13, n.3, p.373-9, 1975.

BRASIL, Levantamento Exploratório – Reconhecimento de Solos do Estado do Ceará. Recife, Ministério da Agricultura. Divisão de Pesquisa Pedológica. Convênios MA/DNPEA – SUDENE/DRN, MA/CONTAP/ USAID/ETA, 1973. Volume 1 e 2, 502p. (Boletim Técnico, 28).

COSTA FALCÃO, C. L. Avaliação preliminar dos efeitos da erosão e sistemas de manejo na produtividade de um Argissolo na serra da Meruoca. Dissertação de Mestrado. UFC, 2002. Fortaleza-Ceará..

EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa de Solos. Sistema brasileiro de classificação de solos. 1o edição. Brasília. Embrapa Produção de Informação. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2000. 412p.

FALCÃO SOBRINHO, J. O Relevo – elemento e âncora na paisagem do vale verde e cinza do rio Acaraú (Ce.). Tese de doutorado. USP. São Paulo, 2006

GUERRA, A.T. Conservação dos Solos. In: GUERRA, A.T.; CUNHA, S.B. Geomorfologia: conceitos, temas e aplicações. Ed. Bertrand. Rio de Janeiro, 2992.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Sistemas Geomorfológicos: Estrutura, Dinâmicas e Processos