Espacialização da Probabilidade De Ocorrência De Alagamentos (PROB) e do Número Esperado De Alagamentos (NEA) no município de Curitiba - PR

Autores

  • Marciel Lohmann Universidade Estadual de Londrina
  • Leonardo José Cordeiro Santos Universidade Federal do Paraná
  • Camila Cunico Universidade Federal da Paraíba
  • Ronaldo Ferreira Maganhotto Universidade Estadual do Centro Oeste

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2544

Palavras-chave:

Alagamentos. Probabilidade. Rede Neural

Resumo

O presente trabalho se propõe espacializar a probabilidade de ocorrência de alagamentos bem como o número esperado de alagamentos nas bacias que compõem o município de Curitiba – PR. Para alcançar o objetivo proposto, foram construídos modelos baseados em regressão do tipo logística e redes de Kohonen (Self Organizing Map (SOM)) para a previsão probabilística de alagamentos. Foram utilizados os dados de precipitação estimada a partir da integração das informações provenientes de radar meteorológico, satélite e pluviômetros, utilizando o método de Análise Objetiva Estatística (ANOBES). Como proposta final, sugere-se que os resultados gerados neste trabalho integrem um Sistema de Alertas de Alagamentos em Curitiba, e que as informações e dados gerados possam ser utilizados pela Defesa Civil no sentido de aumentar a resiliência da população e mitigar possíveis impactos decorrentes dos alagamentos.

Biografia do Autor

  • Marciel Lohmann, Universidade Estadual de Londrina

    Departamento de Geociências, Universidade Estadual de Londrina.

  • Leonardo José Cordeiro Santos, Universidade Federal do Paraná

    Departamento de Geografia, Universidade Federal do Paraná.

  • Camila Cunico, Universidade Federal da Paraíba

    Departamento de Geociências, Universidade Federal da Paraíba.

  • Ronaldo Ferreira Maganhotto, Universidade Estadual do Centro Oeste

    Departamento de Turismo, Universidade Estadual do Centro Oeste.

Referências

GONÇALVES, F. M. Utilização de Radar Meteorológico em Hidrologia. 2005. 116 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. São Paulo.

LOHMANN, M. Regressão logística e redes neurais aplicadas à previsão probabilística de alagamentos no município de Curitiba, PR. 2011. 231 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal do Paraná. Curitiba.

MUNICH-RE – Topics Geo, Annual review: Natural Catastrophes 2004. 2005.

PEREIRA FILHO, A. J., Integração dos dados de Precipitação do Radar Meteorológico e da Rede Telemétrica de São Paulo via Análise Objetiva Estatística. Relatório Técnico, FCTH. 1999

PEREZ FILHO, A.; VANNUCHI, S. H.; MATTOS, L.; ORSI, L.; VICENTE, A. K.; VICENTE, L. E. Monitoramento e gerenciamento de bacias urbanas associados à inundação: diagnose da bacia do Ribeirão Quilombo na Região Metropolitana de Campinas utilizando geotecnologias. Revista do Departamento de Geografia, 19 44-54 p. 2006.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geografia Física e Desastres Naturais