A agência de notícias France-Presse no território brasileiro

Autores

  • Wagner Wendt Nabarro Unicamp

Resumo

As agências mundiais de notícias constituem importantes elementos para compreendera disseminação da informação no período atual enquanto movimentadoras de grande parte dos fluxos noticiosos internacionais. Os fluxos de informação, como nos aponta Dias (2005, p. 23), são cada vez mais voláteis e menos controláveis, atravessando fronteiras e, assim, introduzindo uma nova ordem de problemas. Agências de notícias atuam como coletoras fornecedoras de notícias tanto de grandes quanto pequenos jornais, bem como demais meios de comunicação, como o rádio e a televisão e, mais atualmente, a internet. A partir do estudo da agência France- Presse e de sua atuação no Brasil, buscamos entender a espacialidade do agenciamento de notícias no período atual e como o território brasileiro se situa nela, atentando para as consequências desse posicionamento, visto que os fluxos de informação são capazes de valorizar o território, sendo “vetor fundamental do processo social” na economia globalizada (SANTOS, 2006, p. 239).

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Publicado

2021-04-19

Edição

Seção

Espaços de Diálogo Geográfico