PreparaNem – Niterói

práticas pedagógicas de enfrentamento LGBTQI+ ao cistema educacional brasileiro

Autores

  • Lais Volpe Martins UFF
  • Tainá-Can Barboza UFF

Resumo

O presente texto é resultado das pesquisas realizadas ao longo da nossa licenciatura em Geografia, aliadas a nossa prática pedagógica desenvolvida no projeto PreparaNem – Niterói, desde o início de sua fundação, em 2016, até os dias atuais. Nesta introdução resumimos nossa trajetória de pensamentos e inquietações acerca dos processos educativos incidentes sobre nossos corpos sapatonas e não bináries latino-americanes, orientades, teoricamente, pela metodologia transfeminista. Apoiades nes pensadories Viviane Vergueiro, Jaqueline Gomes de Jesus, J. Mombaça, Joubert Assumpção, Tertuliana Lustosa e Indianara Siqueira; e nes teóriques da educação Bell Hooks, Ana Mae Barbosa, Jorge Larrosa e Paulo Freire, além da prática docente em primeira pessoa, elucidamos aqui a necessidade de construção coletiva das epistemologias LGBTQI+ para alcançarmos práticas pedagógicas emancipatórias de fato.

Downloads

Publicado

2021-04-27