Geografia escolar contemporânea

livro didático e realidade proximal

Autores

  • Kátia Amorim PUC - Campinas
  • Cristina Batista de C. Ribeiro PUC - Campinas

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma reflexão crítica sobre a metodologia do ensino de geografia utilizado nos livros didáticos e um (re) pensar sobre o processo pedagógico no qual a geografia escolar está inserida, voltada para o ensino enciclopédico, conteudista e descritivo que negligencia o conhecimento do aluno ou sua realidade social. Diante desta temática propomos um trabalho na unidade de ensino Reverendo Eliseu Narciso no município de Campinas que foi pensado a partir desta reflexão com o intuito de galgar mudanças e transformação possíveis no método de ensino da geografia escolar. O princípio adotado baseou-se no método construtivista no intuito de criar e construir o pensamento crítico a partir da realidade, ou seja, da proximidade vivida pelo aluno com a proposta de conduzi-lo ao desenvolvimento de habilidades e competências que os permitam refletir sobre as contradições espaciais, locais e regionais, e que dentro da sua autonomia adquirida tenha capacidade de se apropriar, compreender e utilizar este conhecimento de forma crítica e consciente em sua formação cidadã.

Downloads

Publicado

2021-05-08