Proximidade geográfica e a relação universidade-empresa

o caso das empresas graduadas pela Incamp

Autores

  • Lucas Baldoni Unicamp

Resumo

As novas configurações espaciais dos sistemas de inovação agrupam locais de inter-relação entre empresas e universidades (U-E). No Brasil, principalmente a partir da década de 90, nota-se o início de uma nova estratégia da universidade como ator importante nos sistemas regionais e nacionais de inovação. De acordo com Chaves (2009) essa estratégia veio despontar desde o momento em que a universidade começou a executar atividades ligadas ao setor produtivo, por exemplo, participando ativamente na criação de suas próprias empresas. Segundo Ondategui (2006), um aspecto importante que recentemente deve ser analisado refere-se à distribuição geográfica do desenvolvimento tecnológico, pois ele é capaz de gerar redes de informação que se configuram espacialmente tanto na escala global quanto local. Essas redes de informação materializam se no espaço geográfico e são propiciadas pela proximidade entre empresas e outras instituições, como no caso, a universidade.

Downloads

Publicado

2021-05-09