Uma proposta prática de aprendizado para a disciplina de Geologia Urbana

Autores

  • Sueli Yoshinaga Pereira
  • Pedro Wagner Gonçalves
  • Heraldo Cavalheiro Navajas Sampaio Campos

Palavras-chave:

Ensino de Geociências, trabalhos de campo, riscos geológicos, Geologia Urbana

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta de aprendizado aplicada na disciplina de Geologia Urbana oferecida pelo curso de Geologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) aos estudantes do 5° ano, com ênfase para os trabalhos de campo. Pelo tipo de abordagem adotado ao longo do semestre, a disciplina visa despertar nos estudantes uma consciência crítica da futura profissão de geólogo e qual a sua função social. Para cada tema do programa foi montada uma aula teórica, seguida de visita de campo e finalizada com uma oficina. A experiência de três anos indica que parcela significativa dos alunos compreende a proposta e a importância de sua participação, mas há um grupo que permanece passivo e desenvolve atitude cartorial diante do ensino. Embora a inovação tenha sido testada somente três vezes, envolvendo pouco menos de 80 alunos, assinalamos que os resultados foram satisfatórios

Downloads

Publicado

2011-05-15

Edição

Seção

Artigos