Material educacional multimídia interativo sobre movimentos de massa: produção e uso em sala de aula

Autores

  • Mirley Ribeiro Moreira
  • Paulina Setti Riedel
  • Samia de Moura Passarella
  • Cristhiane da Silva Ramos

Palavras-chave:

material multimídia interativo, o processo ensino e aprendizagem, material didático

Resumo

O artigo descreve experiência de produção do material educacional multimídia interativo em código aberto, que objetiva estudar movimentos de massa. A investigação foi realizada por meio da observação do uso de CD educacional em sala de aula, apresentado em turmas de graduação de Ciências da Terra e Engenharia, e aplicação de questionários. Os dados foram graficamente catalogados. Os resultados obtidos sinalizaram que a produção de CDs educacionais facilita a compreensão e fixação da matéria, pois a interatividade desperta a curiosidade dos alunos e promove maior atenção e concentração. Um desafio na utilização do material é a necessidade de mudar o perfil do professor: se por um lado os avanços tecnológicos exigem que ele tenha respostas rápidas, precisas e imediatas para alunos com grande quantidade de informação e acostumados à velocidade da internet, por outro lado muitos docentes ainda se mostram refratários às mudanças, insistindo no estereótipo da relação professor-aluno.

Downloads

Publicado

2012-05-20

Edição

Seção

Artigos