Análise preliminar da suscetibilidade à erosão laminar na bacia do Córrego da Porteira, Aquidauana/MS
DOI:
https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.1927Palavras-chave:
Bacia hidrográfica. Erosão laminar. SIGResumo
A erosão é um processo de desgaste do solo que acontece naturalmente, entretanto a fragilidade natural dos terrenos, manejo inadequado e a não utilização de técnicas conservacionistas, pode acelerar os processos erosivos. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é realizar uma análise preliminar da suscetibilidade natural à erosão laminar, considerando a erodibilidade dos solos e a declividade dos terrenos, na Bacia Hidrográfica do Córrego da Porteira, Aquidauana/MS, utilizando como referência a metodologia de Salomão (2005). Para tanto foi criado um banco de dados no software spring 5.1.8., onde foram elaborados os mapas de solos e declividade. Posteriormente foi realizada uma programação utilizando o LEGAL: (Linguagem Espacial para Geoprocessamento Algébrico), para gerar o mapa de Suscetibilidade à Erosão Laminar. A partir da espacialização das informações observou-se que 63% da área da bacia apresentou baixa suscetibilidade à erosão, enquanto que, áreas com restrições de uso correspondem a 23,5% da área.
Referências
CÂMARA, G. Anatomia de Sistemas de Informações Geográficas: visão atual e perspectivas de evolução. In: ASSAD, E., SANO, E., ed. Sistema de Informações geográficas: aplicações na agricultura. Brasília, DF: Embrapa, 1993.
CAPPI, N.; SANTOS, T.M.B.; PINTO, A.L.; SILVA, J.F.S. Carcterísticas físico-químicas de águas de poços da bacia do Córrego Porteira, Aquidauana/MS. In: ZOOTEC’ 2005, Campo Grande. Anais... Campo Grande, 2005.
CARVALHO, E.M; PINTO,A.L.; SILVA, P.V. A evolução do uso e ocupação do solo na bacia do córrego Porteira, Aquidauana/MS. In: 1° SIMPÓSIO DE GEOTECNOLOGIAS NO PANTANAL, CAMPO GRANDE. Anais....Campo Grande, 2006.
GUERRA, A. J. T; BOTELHO, M. G. R. Geomorfologia do Brasil. In: CUNHA, S. B da; GUERRA A. J. T. (Org.). Erosão dos Solos. Rio de Janeiro: Editora Art Line, 2001. Cap 5.
LEPSCH, I. F., Bellinazi Jr., R., Bertolini, D., Espíndola, C. R. Manual para levantamento utilitário do meio físico e classificação de terras no sistema de capacidade de uso. Campinas: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1991. 175p.
PCBAP – Plano de Conservação da Bacia do Alto Paraguai (Pantanal). Ministério do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Amazônia Legal. Brasília, 1997.
SALOMÃO, F. X. de T. Controle e prevenção dos processos erosivos. In: GUERRA, A. J. T.; SILVA, A. S. BOTELHO, R. G. M. (Org.). Erosão e Conservação dos Solos: conceitos, temas e aplicações. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 2005. Cap 7.
SILVA, R. M. da. Introdução ao geoprocessamento: conceitos, técnicas e aplicações. Novo Hamburgo: Feevale, 2007.