Progradação deltaica e alterações na linha de costa lagunar no Parque Estadual do Camaquã, RS

Autores

  • Ândrea Lenise de Oliveira Lopes Universidade Federal de Pelotas
  • Adriano Luís Heck Simon Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.1985

Palavras-chave:

Ambientes deltaicos. unidade de conservação da natureza. dinâmica flúvio-lacustre

Resumo

O trabalho foi desenvolvido com o objetivo de identificar e analisar a progradação deltaica e as alterações da linha de costa lagunar do Parque Estadual do Camaquã (RS) no período entre 1964 e 2012. Foram realizados dois mapeamentos da frente deltaica e da linha de costa lagunar por meio da interpretação de fotografias aéreas e imagens do satélite RapidEye. Três áreas principais de alteração foram identificadas: (1) na localidade do Pontal do Quilombo, com retração da linha de costa lagunar; (2) no Pontal do Vitoriano, onde ocorreu a expansão da linha de costa, e (3) na frente deltaica, onde ocorreu a progradação da área de sedimentação, desencadeando a formação de ilhas fluviais, barras de desembocaduras e a expansão da linha de costa. Conclui-se que a compreensão da dinâmica deltaica e da linha de costa é importante para a construção do zoneamento e do Plano de Manejo do Parque Estadual do Camaquã (RS).

Biografia do Autor

  • Ândrea Lenise de Oliveira Lopes, Universidade Federal de Pelotas
    Programa de Pós-graduação em Geografia, Universidade Federal de Pelotas.
  • Adriano Luís Heck Simon, Universidade Federal de Pelotas
    Departamento de Geografia e Programa de Pós-graduação em Geografia, Universidade Federal de Pelotas.

Referências

BRASIL. Decreto nº 23.798, de 12 de março de 1975. Cria Parques Estaduais e Reservas Biológicas, e dá outras providências.

BRASIL. Ministério das Minas e Energia. Secretaria Geral. Programa de Integração Regional. RADAMBRASIL. Levantamento de Recursos Naturais. Folha SH. 22 Porto Alegre e parte das folhas SH. 21 Uruguaiana e SI 22 Lagoa Mirim. Rio de Janeiro, 1986. v. 33.

Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro – PNGC de 1988. Publicado

no DOU (Diário Oficial da União) de 18 MAI 1988, Brasília, DF, Brasil. Disponível on-line em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7661.htm

DOMINGUEZ, J. M. L. Deltas dominados por ondas : críticas às ideias atuais com referência particular ao modelo de Coleman & Wright. Revista Brasileira de Geociências, v. 20, n. 1-4, p. 352-361, 1990.

FONSECA, Ricardo Carvalho. FALAVIGNA, Tamara. Diagnóstico da Situação e as Ações Prioritárias para a Conservação da Zona Costeira da Região Sul - Rio Grande Do Sul e Santa Catarina. Porto Alegre, 1999.

GUERRA, A. T. & GUERRA, A. J. T. Novo dicionário geológico-geomorfológico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008. 648 p.

HANSEN, Marco Antonio Fontoura. Unidades de Conservação Ambiental: Delta do Camaquã e Matas e Banhados da Pacheca, RS (estudo de caso). Ed. Unisinos: 2007. 256p.

LOPES, Ândrea Lenise de O. Zoneamento Ambiental do Parque Estadual do Camaquã: Subsídios ao Plano de Manejo. Relatório de Qualificação de Mestrado. PPGeo/ UFPel, Universidade Federal de Pelotas, 2016, 119p.

MARQUES, Willian C. Padrões de variabilidade temporal nas forçantes de circulação e seus efeitos na dinâmica da Lagoa dos Patos, Rio Grande do Sul, Brasil. Dissertação de Mestrado (PPG em Oceanografia Física, Química e Geológica /Furg) Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2005 87p.

MARTINS, L.R.; TABAJARA, L.L.; FERREIRA, E.R. Linha de Costa: problemas e estudos. Revista Gravel, Porto Alegre, nº2, outubro/2004, p. 40-56.

MUEHE, D. 2001. Critérios Morfodinâmicos para o Estabelecimento de Limites da Orla Costeria para Fins de Gerenciamento. Revista Brasileira de Geomorfologia, v.2, n.1, p. 35-44.

NICOLODI, João L. A Morfodinâmica praial como subsídio ao Gerenciamento Costeiro. O caso da Praia de Fora – Parque Estadual de Itapuã, RS. Porto Alegre, 2002. 151p. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Geociências) Instituto de Geociência da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

ROSSETTI, Dilce de Fátima. Ambientes Costeiros. In: FLORENZANO, Tereza G. (Org.) Geomorfologia: conceitos e tecnologias atuais. São Paulo: Oficina de Textos, 2008 p. 247-283.

SUGUIO, K. Geologia Sedimentar. São Paulo: editora Edgar Blücher Ltda, 2003. 400p.

Wildner, W. Mapa Geológico do Estado do Rio Grande do Sul, escala 1:750.000 . Porto Alegre : CPRM, 2008

TOLDO Jr, E.E. 1994. Sedimentação, Predição do Padrão de Ondas, e Dinâmica Sedimentar da Antepraia e Zona de Surfe do Sistema Lagunar. Tese de Doutorado. Porto Alegre, PPGGEO, UFRGS, 183 p.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Dinâmica e Gestão de Zonas Costeiras