Expansão urbana e dinâmica marinha da praia da costa no município de Barra dos Coqueiros - Sergipe

Autores

  • Tais Kalil Rodrigues Universidade Federal de Sergipe
  • Sinthia de Araújo Barreto Universidade Federal de Sergipe
  • Eliel Santos de Souza Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.1992

Palavras-chave:

Expansão urbana. Clima de ondas. Tempestades

Resumo

A expansão urbana no município de Barra dos Coqueiros, em Sergipe, aumentou significativamente nos últimos 10 anos, principalmente depois da construção da ponte interligando o município com a capital do estado, Aracaju. O Objetivo desse trabalho é analisar a expansão urbana próximo à linha de costa, em decorrência da construção de condomínios, hotéis e casas e investigar a dinâmica marinha na região da praia da Costa. Sendo assim, foi realizado um estudo histórico sobre a área e analisado como durante os últimos anos essa expansão urbana se intensificou, para obter os resultados do clima de ondas utilizou-se o programa Sistema de Modelagem Costeira SMC – Brasil. Com isso verificou-se que a ocupação próxima ou sobre a linha de costa na área em estudo traz riscos à população local, fazendo-se necessário a adoção de ações para a gestão da área em estudo.

Biografia do Autor

  • Tais Kalil Rodrigues, Universidade Federal de Sergipe
    Departamento de Geografia da Universidade Federal de Sergipe
  • Sinthia de Araújo Barreto, Universidade Federal de Sergipe
    Departamento de Geografia da Universidade Federal de Sergipe
  • Eliel Santos de Souza, Universidade Federal de Sergipe
    Departamento de Geografia da Universidade Federal de Sergipe

Referências

ALMEIDA, L. R.; AMARO, V. E; MARCELINO, A. M. T; SCUDELARI, A. D. 2015. Avaliação do clima de ondas da praia de Ponta Negra (RN, Brasil) através do uso do SMC-Brasil e sua contribuição à gestão costeira. Revista de Gestão Costeira Integrada, vl. 15 nº 2 pg. 135-151.

BRASIL. Constituição (1988). Emenda constitucional n.º 9, de 9 de novembro de 1995. Lex: legislação federal e marginália, São Paulo, v. 59, p. 1966, out./dez. 1995.

CAMARGO, R.; HARARI, J.; BISCARO, T. S.; BIAZETO, B. 2002. Avaliação das previsões em maré meteorológica realizadas com o Princeton ocean model no laboratório MASTER/IAG/USP. XII Congresso Brasileiro de Meteorologia, Foz de Iguaçu, PR, Brasil.

CAMUS, P.; MENDEZ, F.J; MEDINA, R.; TOMAS, A.; IZAGUIRRE, C. 2013. High resolution downscaled ocean waves (DOW) reanalysis in coastal areas. CoastalEngineering, 72: 56-68.

COSTA, V. S. Território em mutação: a implantação de central geradora eólica em Sergipe. 2013. 131 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE.

ESTEVES, L. S.. Variabilidade espaço-temporal dos deslocamentos da linha de costa no Rio Grande do Sul. 2004. 139f. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Geociências, FURGS.

GAGLIARDI, M. H. 2013. Análise de Riscos Costeiros a Eventos Atmosféricos Extremos no Litoral Sul do Estado de São Paulo – Estudo de caso na região da Desembocadura de Cananéia,.

MMA. Projeto orla: fundamentos para gestão integrada / Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. – Brasília: MMA, 2006.

MARIA, L. Expansão urbana e qualidade ambiental no litoral de João Pessoa-PB. 2009.Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-graduação em Geografia) - Centro de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.

NUNES, A. L. Determinação das marés meteorológicas na região da baía do espírito santo e sua influência na drenagem de águas continentais. 2007. 133f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Tecnológico.

PEREIRA, P. S.; WELLINGTON, J. C. V.. Do território do vazio ao “paraíso urbano”: o imobiliário-turístico na Barra dos Coqueiros (SE). VIII Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, Salvador, 2013.

SMC-BRASIL. Documento síntese do seminário internacional Brasil – Espanha apoio à gestão da costa brasileira. 2013.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Dinâmica e Gestão de Zonas Costeiras