Análise da paisagem da bacia hidrográfica Rio Riozinho – Janiópolis/PR

Autores

  • Jonathan Santos Pericinoto Universidade Estadual do Paraná
  • Ana Paula Colavite Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2266

Palavras-chave:

Dinâmica. Sociedade. Natureza. SIG. Cartografia

Resumo

A pesquisa teve como objetivo a construção de um conjunto de mapas temáticos e outros produtos cartográficos representando a dinâmica da paisagem da bacia hidrográfica do rio Riozinho. A bacia hidrográfica tem sido modificada constantemente devido às ações antrópicas em seu espaço, assim a análise desse espaço torna-se necessária para compreender a dinâmica envolvida entre o homem e o meio natural.O desenvolvimento da pesquisa foi realizado atráves de geotecnologias que auxiliram na construção do banco de dados e análise do material.A ánalise da bacia, a partir de mapas com foco na análise da paisagem, proporcionoucompreender as relações do meio natural com o espaço modificado pela sociedade, seguindo na compreensão dos agentes nesse espaço como a própria bacia.A pesquisa apresenta como resultado, um banco de dados com análise de parâmetros morfométricos e topológicos da bacia hidrográfica.

Biografia do Autor

  • Jonathan Santos Pericinoto, Universidade Estadual do Paraná
    Colegiado de Geografia, Universidade Estadual do Paraná – campus de Campo Mourão.
  • Ana Paula Colavite, Universidade Estadual do Paraná
    Colegiado de Geografia, Universidade Estadual do Paraná – campus de Campo Mourão.

Referências

CHRISTOFOLETTI, A. Análise morfométrica das bacias hidrográficas.Notícia Geomorfológica, Campinas, 9(18): 35-69, 1969.

CHRISTOFOLETTI, A.Geomorfologia. São Paulo: Edgard Blücher. 1981.

CHRISTOFOLETTI, A; GUERRA, C. E. C; MAGNAVITA, I. M. P; MARTINS, M. R. &TAVARES, A. C. Contribuição à análise morfométrica das regiões das bacias do Jequitinhonha e Extremo Sul, no Estado da Bahia. Notícia Geomorfológica. Campinas, 21(41): 61-84, 1981.

COLAVITE, A. P. Geotecnologias aplicadas à análise morfométrica da bacia hidrográfica do rio do Campo, Campo Mourão –PR. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CARTOGRAFIA GEOTÉCNICA E GEOAMBIENTAL, 7, 2010, Maringá. Anais... Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2010. p. 1-10.

LIMA, W. P. Hidrologia Florestal Aplicada ao Manejo de Bacias Hidrográficas. Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Departamento de Ciências Florestais, Piracicaba – São Paulo. Universidade deSão Paulo, 2008.

TUCCI, C. E. M. Hidrologia – ciência e aplicação. Editora da Universidade (UFRGS)/Edusp/ABRH, Porto Alegre, RS, 1997.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geotecnologias e Modelagem Espacial em Geografia Física