Análise do impacto da variabilidade das chuvas em municípios que produzem soja no Paraná, Brasil

Autores

  • Vinicius Carmello Universidade Estadual Paulista - UNESP, Presidente Prudente

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2276

Palavras-chave:

Chuva. Variabilidade. Brasil. Sul do Brasil. Agricultura

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o impacto da variabilidade das chuvas em três municípios produtores de soja do estado do Paraná, como contribuição aos estudos da relação entre clima e agricultura na escala regional de uma zona de transição climática entre as características tropicais e subtropicais. Para chegar aos resultados, foram coletados dados de precipitação diários (mm) e representados em períodos anuais e decendiais. Foram coletados dados de produtividade agrícola por municípios representados em gráficos que mostram a variação total e também o desvio de produtividade. Concluiu-se que o perfil agrícola de Ibaiti, Ponta Grossa e Santo Inácio são distintos, mensuráveis segundo a relação entre a variação dos dados de chuva, com os dados de produtividade de soja. Observou-se queda da produtividade de soja em Santo Inácio ocasionado por um período de menor concentração de chuva em uma fase importante fenologicamente para a planta de soja. O mesmo ocorreu no posto pluviométrico de Ponta Grossa, entretanto, não houve a mesma resposta quanto à queda de produtividade. 

Biografia do Autor

  • Vinicius Carmello, Universidade Estadual Paulista - UNESP, Presidente Prudente
    Geógrafo, Doutorando e Bolsista Fapesp (Processo número: 2014/01071-1). Departamento de Geografia/Universidade Estadual Paulista - UNESP, Presidente Prudente.

Referências

ANDRIOTTI, J.L.S. Fundamentos de estatística e geoestatística. São Leopoldo: Unisinos, 2004.

ASSUNÇÃO, W. L. Climatologia da cafeicultura irrigada no município de Araguari (MG). Presidente Prudente. 2002. 178p. Tese (Doutorado em Geografia). Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente.

AWAD, M; CASTRO, P. R. C. Introdução à fisiologia vegetal. São Paulo: Nobel, 1989

AYOADE, J. O. Introdução a Climatologia para os Trópicos. São Paulo: Ed. Bertrand. Brasil. 1983

BERLATO, M. A.; FONTANA, D. C. Variabilidade interanual da precipitação pluvial e rendimento da soja no Estado do Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Agrometeorologia, Santa Maria, v.7, n. 1, 1999.

CAMPOS, M. C. A Embrapa/Soja em Londrina-PR a pesquisa agrícola de um país moderno. 2011. 120p. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

Carmello, Vinicius; Silvestre, Miriam Rodrigues; Sant’Anna Neto, João Lima. Desigualdade no campo e o risco climático em áreas de produção da soja no sul do Brasil

CARMELLO, V. análise da área plantada em relação à produção da soja em cinco municípios da região metropolitana de Londrina – PR. CAMINHOS DE GEOGRAFIA - revista online, Uberlândia v. 13, n. 42, 2012.

CARMELLO, V. Análise da variabilidade das chuvas e sua relação com a produtividade da soja na vertente paranaense da bacia do rio Paranapanema. 123p. Dissertação (mestrado em geografia). Faculdade de Ciência e Tecnologia – UNESP. Presidente Prudente, 2013.

CARMELLO, V; SILVESTRE, M. R; DUBREUIL, V; SANT'ANNA NETO, J. L. Chuva, Soja e Risco agrícola na Vertente Sul da Bacia do Rio Paranapanema Paraná. In: Simpósio brasileiro de geografia física aplicada, XV, Vitória: Anais... 2013, p. 289-297.

CARMELLO, V.; SILVESTRE, M. R.; SANT’ANNA NETO, J. L. Desigualdade no campo e o risco climático em áreas de produção da soja no sul do Brasil. In: Multidimensão e territórios de risco. Imprensa da Universidade de Coimbra, Guimarães, 2014.

CONTI, J. B. Considerações sobre as mudanças climáticas globais. Revista do Departamento de Geografia, São Paulo, v. 16, 2005.

DIAS, M. A. F. S; SILVA, M, G, A, J. Para entender tempo e clima. In: SILVA, M. G. A. J; DIAS, M. A. F. S (Org.). Tempo e clima no Brasil. São Paulo: Oficina de Textos. 2009.

ELY, D. F.; ALMEIDA, I. R. de; SANT'ANNA NETO, J. L. Implicações Políticas e econômicas e variabilidade climática no rendimento da cultura do milho no estado do Paraná. In: Revista do Departamento de Geociências, Londrina: UEL. Londrina, v. 12, n. 1, 2003.

FALCÃO, A. J. T. Detecção de Correlação e Causalidade em séries temporais não categóricas. 2012. 83 f. (Mestrado em Engenharia Informática). Faculdade de Ciência e Tecnologia – Universidade Nova de Lisboa. Lisboa.

FINA, A. L; RAVELO, A. C. Climatologia y Fenologia Agrícolas, Buenos Aires: EUDEBA, 1973.

MATZENAUER. R; BERNI, N. A; MALUF, J. R. T. Estimativa do consumo relativo de água para a cultura da soja no Estado do Rio Grande do Sul. Ciência Rural, Santa Maria, v. 33, n. 6, 2003.

MOTA, F. S.; AGENDES, M. O. O. Clima e Agricultura no Brasil. Porto Alegre: Sagra, 1986.

ROESSING, A. C.; LAZZAROTTO, J. J. A criação de empregos pelo complexo agroindustrial da soja. In: Reunião de pesquisa de soja na região central do Brasil. Ribeirão Preto. Resumos... Londrina: Embrapa Soja: Fundação Meridional, 2004.

SANT'ANNA NETO, J. L; ZAVATINI, J. A. Variabilidade e mudanças climáticas: implicações ambientais e socioeconômicas. Maringá: UEM, 2000.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Climatologia em diferentes níveis escalares: mudanças e variabilidades