Construção de maquete para divulgação da geodiversidade de dunas costeiras

Autores

  • Jéssica Conceição Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Beatriz Abreu Machado Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Thaís Baptista Rocha Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2304

Palavras-chave:

Geodiversidade costeira. Dunas costeiras. Maquete

Resumo

Por mais que sejam importantes e sofram impactos decorrentes da ação humana, a geodiversidade e a geodiversidade costeira não são tão conhecidas quanto à biodiversidade. Por conta disto, a propagação deste tema na sociedade deve ser realizada. Desta problemática surge o Projeto GeoPECS: Geodiversidade costeira no Parque Estadual da Costa do Sol. Com esse projeto, atividades voltadas para a disseminação da geodiversidade costeira, com foco nos vários tipos de dunas costeiras, foram realizadas. Dentre essas atividades, se tem a montagem de maquete, que possibilitou a realização do presente trabalho, cujo objetivo é divulgar a construção de maquete na representação da geodiversidade de dunas costeiras para alunos do ensino fundamental. A utilização da maquete pode ajudar a tornar o ensino deste tema mais estimulante e concreto.

Biografia do Autor

  • Jéssica Conceição Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
    Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Beatriz Abreu Machado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
    Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Thaís Baptista Rocha, Universidade Federal Fluminense
    Universidade Federal Fluminense

Referências

ARAÚJO, J.L.L; LOPES, L.S.O. Princípios e Estratégias de Geoconservação. OBSERVATORIUM: Revista Eletrônica de Geografia, v.3, n.7, p. 66-78, out. 2011.

BENTO, L.C.M.; ARAÚJO, M.S. Geoturismo e geoconservação: uma prática de campo. I Simpósio Mineiro de Geografia – Alfenas 26 a 30 de maio de 2014.

BRANDÃO, R.L. 2008. Regiões costeiras in CPRM, Geodiversidade do Brasil: conhecer o passado, para entender o presente e prever o futuro, 264p.

BRILHA, J. 2005. Patrimônio geológico e geoconservação – a conservação da natureza na sua vertente geológica, Palimage Editores, Viseu.

CPRM. 2006. Mapa geodiversidade do Brasil. Escala 1:2.500.000. Legenda expandida. Brasília: CPRM/Serviço Geológico do Brasil, 68 p. CD-ROM.

DA ROSA, E.P; NASCIMENTO, GM. Uso da maquete para o ensino das formas de relevo do Rio Grande do Sul. In: XI SIANGEO, 2016, Maringá - PR. XI SINAGEO, 2016.

DAVIDSON-ARNOTT, R. 2010. An Introduction to Coastal Processes and Geomorphology. Cambridge University Press.

FERNANDEZ, G.B; PEREIRA, T.G; ROCHA, T.B. 2009. Coastal Dunes along Rio de Janeiro Coast: Evolution and Management. Journal of Coastal Researh, SI 56, PP 307-311.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geodiversidade, Geoarqueologia e Patrimônio Natural