Metodologias ativas: o protagonismo do discente no processo de aprendizagem

Autores

  • Suellen Galvão Moraes Universidade de Fortaleza
  • Márcia Thelma Rios Donato Marino Universidade de Fortaleza
  • Denise Fernandes Universidade de Fortaleza
  • Matheus Cordeiro Façanha Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2310

Palavras-chave:

Monitoria acadêmica. Ecossistemas marinhos. Ambientes costeiros

Resumo

Esta pesquisa apresenta a percepção dos discentes da disciplina Ecossistemas Marinhos e Ambientes Costeiros, acerca da relação teoria versus aprendizagem com a utilização de metodologias ativas, para proposição de medidas que melhorem a aprendizagem da disciplina. Trata-se de estudo com abordagem quantitativa e análise descritiva. Os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado, aplicado junto aos alunos Engenharia Ambiental e Sanitária, da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Diferentes formas de uso e aplicação de metodologias ativas foram analisadas, buscando-se qual a eficácia das mesmas no processo de aprendizagem e aplicabilidade dos conhecimentos. O estudo possibilitou a confirmação da importância e necessidade do uso de diversas metodologias ativas de ensino-aprendizagem, sobretudo aquelas que requerem o protagonismo do aluno no seu saber, bem como, um direcionamento para a condução da disciplina para os próximos semestres.

Biografia do Autor

  • Suellen Galvão Moraes, Universidade de Fortaleza

    Especialista, UNIFOR – Universidade de Fortaleza.

  • Márcia Thelma Rios Donato Marino, Universidade de Fortaleza

    Docente, UNIFOR – Universidade de Fortaleza.

  • Denise Fernandes, Universidade de Fortaleza

    Docente, UNIFOR – Universidade de Fortaleza.

  • Matheus Cordeiro Façanha, Universidade de Fortaleza

    Graduando, UNIFOR – Universidade de Fortaleza.

Referências

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Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geografia Física: Currículo, Formação e Práticas de Ensino