Eventos de chuva associados com desastres naturais na costa do estado de São Paulo

Autores

  • Guilherme Mansano Santos Universidade Estadual Paulista
  • Jonas Teixeira Nery Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2315

Palavras-chave:

Baixada Santista. Litoral norte. Evento de chuva. Desastres naturais. El Niño

Resumo

O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento e mapeamento de eventos extremos de chuva, associando estes eventos a desastres naturais em áreas vulneráveis e/ou de risco na região metropolitana da baixada santista e litoral norte do estado de São Paulo. Após eventos extremos de chuva, associados à Zona de Convergência de Umidade (ZCOU), a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e o El Niño Oscilação Sul (ENOS – Fase quente) intensos, essa região sofreu inúmeros desastres naturais, entre eles enchentes, alagamentos, deslizamentos, escorregamentos e desmoronamentos, agravados pela ação antrópica. Partindo da premissa de que o litoral paulista é uma área suscetível a desastres naturais, foi coletado e analisado dados de chuvas da série histórica de 1980 a 2010 para aferir os eventos de chuva, sua frequência e intensidade.

Biografia do Autor

  • Guilherme Mansano Santos, Universidade Estadual Paulista
    Aluno do bacharelado em Geografia/ Unesp – Campus Ourinhos.
  • Jonas Teixeira Nery, Universidade Estadual Paulista
    Professor Adjunto do curso de Geografia/ Unesp – Campus Ourinhos.

Referências

QUADRO, M. F. L. Estudo de episódios de Zonas de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) sobre a América do Sul. 1994. 94f. Dissertação (Mestrado em Meteorologia)– Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, São José dos Campos, 1994.

SANSIGOLO, C. A.; NERY, J. T. Análise de fatores comuns e agrupamentos das precipitações nas Regiões Sudeste e Sul do Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE METEOROLOGIA, 10; CONGRESSO DA FILISMET, 7, Brasília, 1998. Anais... Brasília: SBMET, 1998.

TOMINAGA, L. K.; SANTORO, J.; AMARAL, R. Desastres naturais: conhecer para prevenir. São Paulo: Instituto Geológico, 2009.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geografia Física e Desastres Naturais