A geografia física nos anos iniciais do ensino fundamental: a alfabetização cartográfica e suas contribuições para leitura do espaço

Autores

  • Bruna Karolina Machado Toledo Faculdades Adamantinenses Integradas
  • André dos Santos Ribeiro Faculdades Adamantinenses Integradas
  • Gilmara Maria Gonçalves Faculdades Adamantinenses Integradas
  • Kéllys Antunes dos Santos Faculdades Adamantinenses Integradas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2366

Palavras-chave:

PBID. FAI. Santa Rita do Sapucaí. Alfabetização Cartográfica. Quebra-cabeça

Resumo

O aprendizado da geografia é necessário e importante já durante as séries iniciais. Mas, para que os conhecimentos sejam significativos é necessário que a criança aprenda a ler o espaço. Tal leitura exige muitas condições, que trazem à tona a necessidade de ser realizada uma alfabetização cartográfica, que considere o aprendizado do saber olhar, observar, descrever, registrar e analisar o espaço. Desta forma, o mapa será mais uma possibilidade de leitura de mundo, de apreensão de fenômenos físicos e humanos e da interação dos dois. Com vistas a contribuir tanto com a alfabetização cartográfica quanto com a leitura da paisagem, foi elaborada uma sequência didática envolvendo imagens de satélite e um jogo de quebra-cabeça. Tal atividade articulou teoria e prática e contribuiu com a formação das discentes bolsistas do PIBID/FAI e dos alunos das escolas públicas envolvidas.

Biografia do Autor

  • Bruna Karolina Machado Toledo, Faculdades Adamantinenses Integradas
    Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação - FAI.
  • André dos Santos Ribeiro, Faculdades Adamantinenses Integradas
    Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação - FAI.
  • Gilmara Maria Gonçalves, Faculdades Adamantinenses Integradas
    Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação – FAI.
  • Kéllys Antunes dos Santos, Faculdades Adamantinenses Integradas

    Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação – FAI.

Referências

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Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geografia Física: Currículo, Formação e Práticas de Ensino