A geografia física nos anos iniciais do ensino fundamental: a alfabetização cartográfica e suas contribuições para leitura do espaço
DOI:
https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2366Palavras-chave:
PBID. FAI. Santa Rita do Sapucaí. Alfabetização Cartográfica. Quebra-cabeçaResumo
O aprendizado da geografia é necessário e importante já durante as séries iniciais. Mas, para que os conhecimentos sejam significativos é necessário que a criança aprenda a ler o espaço. Tal leitura exige muitas condições, que trazem à tona a necessidade de ser realizada uma alfabetização cartográfica, que considere o aprendizado do saber olhar, observar, descrever, registrar e analisar o espaço. Desta forma, o mapa será mais uma possibilidade de leitura de mundo, de apreensão de fenômenos físicos e humanos e da interação dos dois. Com vistas a contribuir tanto com a alfabetização cartográfica quanto com a leitura da paisagem, foi elaborada uma sequência didática envolvendo imagens de satélite e um jogo de quebra-cabeça. Tal atividade articulou teoria e prática e contribuiu com a formação das discentes bolsistas do PIBID/FAI e dos alunos das escolas públicas envolvidas.
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