Análise da umidade relativa do ar no entorno próximo ao reservatório da usina hidrelétrica de Dona Francisca, em Agudo-RS em período de verão e inverno

Autores

  • Ismael Luiz Hoppe Universidade Federal de Santa Maria
  • Cassio Arthur Wollmann Universidade Federal de Santa Maria
  • Iago Turba Costa Universidade Federal de Santa Maria
  • Aline Nunes da Silva Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2400

Palavras-chave:

Umidade Relativa do Ar. Usina Hidrelétrica. Verão. Inverno. Lago Artificial

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar a umidade relativa do ar durante os períodos de verão e inverno do ano de 2014 em dois pontos distintos, em escala mensal, no entorno próximo da represa da Usina Hidrelétrica de Dona Francisca, localizada no município de Agudo / RS. O ponto mais próximo encontra-se a uma distância de 1,41 km da margem do lago e o ponto mais distante do lado está a 3,83 km. Nessa pesquisa foram utilizados abrigos meteorológicos de baixo custo, para a coleta dos dados. Através do estudo foi possível notar que a umidade relativa do ar variou de acordo com os fatores climáticos advindos da paisagem e uso do solo de cada localidade, assim como dependente da estação predominante em cada período do ano de 2014.

Biografia do Autor

  • Ismael Luiz Hoppe, Universidade Federal de Santa Maria

    Mestrando em Geografia, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

  • Cassio Arthur Wollmann, Universidade Federal de Santa Maria

    Professor do Programa de Pos-Graduação em Geografia (PPGGEO) e Departamento de Geociências, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

  • Iago Turba Costa, Universidade Federal de Santa Maria

    Graduando em geografia Licenciatura Plena, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

  • Aline Nunes da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

    Graduando em geografia Bacharelado, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Referências

ARMANI, G.; GALVANI, E. Avaliação do desempenho de um abrigo meteorológico de baixo custo. Revista Brasileira de Agrometeorologia, Piracicaba-SP, v. 14, n.1, p. 116-122, 2006

GRIMM, A. M. Meteorologia básica, 1999. Disponível em: <http://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/>. Acesso em 10 de janeiro de 2017,

HOPPE, I. L.; IENSSE, A. C.; SIMIONI, J. P. D.; WOLLMANN, C. A. Comparação entre um abrigo meteorológico de baixo custo e a estação meteorológica oficial no INMET, em Santa Maria (RS). Ciência e Natura, v. 37, p. 132-137, 2015.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. IBGE Cidade. Dados censitários do município de Agudo/RS. Disponível em: http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=430637&search=rio-grande-do-sul|dilermando-de-aguiar|infograficos:-informacoes-completas. Acesso em 09 de janeiro. 2017.

MACHADO, F. P. Contribuição ao estudo do clima do Rio Grande do Sul. Rio de Janeiro: Serviço Geográfico do IBGE, 1950.

MENDONÇA, S. F; DANNI-OLIVEIRA, I. M. Climatologia noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de Texto, 2009.

MILANESI, M. A.; GALVANI, E. Pluviômetro Experimental Para Localidades Remotas. In.: Climatologia Aplicada: Resgate aos Estudos de Caso. Galvani, E.; Lima, N. G. B. (Orgs.). Curitiba: Editora CRV, 2012. v. 1. 1 ed. p.192.

NERI, D. B. Efeitos da Implantação da Usina Hidrelétrica Dona Francisca (RS, Brasil) sobre estágios imaturos de odonata (insecta). Dissertação (Mestrado em Biodiversidade Animal) – Universidade Federal de Santa Maria, 2009.

PREFEITURA MUNICIPAL DE AGUDO. Mapa Político-administrativo de Agudo/RS. Disponível em: <http://www.agudo.rs.gov.br/home>. Acesso em 10 de janeiro de 2017.

SARTORI, M. G. B. A dinâmica do Clima do Rio Grande do Sul: indução empírica e conhecimento científico. 2003, Terra Livre, São Paulo, Ano 19 – Vol. I n.20, P 27-49, Jan/jul. 2003

WOLLMANN, C. A.; SIMIONI, J. P. D.; IENSSE, A. C. Atlas climático da Estação Ecológica do Taim: Contribuição ao estudo do clima em unidades de conservação no Rio Grande do Sul. 1. ed. Santa Maria: O autor. 2015. 300p.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Climatologia em diferentes níveis escalares: mudanças e variabilidades