Variabilidade climática em Foz do Iguaçu-PR
DOI:
https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2474Palavras-chave:
Variabilidade climática. Índices climáticos. Teleconexões atmosféricas. Foz do IguaçuResumo
O presente projeto tem por objetivo estudar a variabilidade climática da cidade de Foz do Iguaçu durante o período de 1961 a 2014, procurando identificar as anomalias de precipitação e temperatura e sua associação com a variabilidade da Temperatura da Superfície dos Mares (TSM).A associação com a TSM justifica-se já que os oceanos compõem um importante regulador climático global, sendo que armazenam muita energia e as alterações em sua temperatura podem desencadear variabilidade climática em vários locais do globo, através do processo de teleconexões atmosféricas. Para atingir o objetivo desta pesquisa serão analisados estatisticamente os dados de precipitação obtidos através do sistema ICEA/AER por meio de correlação linear entre a precipitação e índices de TSM. Os resultados indicam associação da precipitação com a região do ENOS.
Referências
AMBRIZZI, T. El Niño/Oscilação Sul e teleconexões atmosféricas no hemisfério austral. (Tese de Livre Docência). São Paulo: IAG/USP, 2003.
BERLATO, M.A.; FONTANA, D.C. El Niño e La Niña. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003.
LIMBERGER, L. Variabilidade da vazão de regiões homogêneas da bacia hidrográfica amazônica brasileira: teleconexões com a temperatura da superfície do mar (TSM) de 1976-2010. Tese (Doutorado). FFLCH/USP, São Paulo, BR, 486p. 2015.
NOAA.Climate Indices: Monthly Atmospheric and Oceanic Time Series. Disponível em <https://www.esrl.noaa.gov/psd/data/climateindices/list/>. Acesso em 01 mar. 2017.
SANT´ANNA NETO. Clima e organização do espaço. Boletim de Geografia Teorética. Vol. 16, p. 119-131, 1998.