Novos horizontes na perspectiva do Ensino de Geografia

Autores

  • Douglas Moraes Barroso UERJ FFP

Resumo

A análise deste trabalho parte da percepção2 da baixa capacidade de leitura elaborada3 do mundo dos alunos, associada consecutivamente a baixa capacidade da estrutura de ensino predominante atual modificar tal característica. Essa capacidade de pensamento crítico, ou analogamente, leitura do mundo segundo o conceito de Freire (2014) é relacionado às acepções, juízos, interpretação de fatos, signos, soluções de problemas, opiniões, assim em suas “lentes”, ou a forma de ver o mundo e suas expressões. As observações referentes às diversas “leituras de mundo” partiram não só no meio escolar, mas também a partir de diálogos cotidianos, mídias tradicionais, sociais, debates informais, onde tais caracterizavam-se pelo baixo nível de mobilização de conhecimentos científicos e análise lógica para a formulação destes entendimentos. Inicialmente essa baixa capacidade era associada à falta de conhecimentos, mas a luz de novas observações convergiram para um ampliamento do entendimento do problema. Observações do resultado de avaliações sobre interpretações de problemas ligados a realidade e suas práticas sociais, aplicadas comparativamente em alunos com desempenho bom e deficiente segundo os parâmetros de avaliação de conteúdo escolar, apontaram que conteúdo duro não implica necessariamente em uma leitura de mundo mais elaborada. Um dos aspectos ligados ao postulado supracitado, são que as questões que vem do cotidiano invertem a lógica de perguntas pré-definidas do campo escolar, onde normalmente problema e resposta são indissociáveis, estritamente definidos, predominando em sua construção a lógica formal, e como apontados na literatura, desconexos da realidade do aluno. A dimensão do vivido transcende esse sistema fechado, o que para a capacidade de leitura elaborada de mundo, precisa ir além do modus operandi do ensino atual. O trabalho consiste na análise da natureza do binômio indissociável da baixa capacidade de leitura elaborada de mundo do aluno/baixa capacidade do ensino de geografia modificar esse quadro (problema.).

Downloads

Publicado

08.02.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas