Do conceito de paisagem na ecologia de paisagem aos livros de Geografia Ensino Fundamental
uma análise comparativa
Resumo
A paisagem não passa a existir após o surgimento do homem, ela já estava lá. Porém, só quando o homem presta atenção na paisagem é que surge seu conceito. A paisagem é o que se vê. O real, o vivido, o sentido diferentemente para cada ser humano. Estes elaboram seleções pessoais, julgamentos de valor de acordo com a análise individual da percepção, e esta análise sofre influências sociais, culturais, ambientais, emocionais conforme o tipo de uso da paisagem por cada pessoa. Inúmeras são as discussões teóricas envolvendo tal conceito-chave da ciência geográfica, em especial na dicotomia entre Geografia Física e Geografia Humana, porém a paisagem tal qual é apresentada aos alunos, em especial do sexto ano do Ensino Fundamental deve e necessita ser amplamente discutida, pois é comum encontrar definições conflitantes ou simplórias para tal público, elucidando tal conceito apenas como puramente visual, deixando o sensorial de lado. No presente trabalho, será realizado uma análise do que é a paisagem a luz da Ecologia de Paisagem e como esta se aproxima ou se distancia do conceito de paisagem apresentado por diferentes livros didáticos do sexto ano do Ensino Fundamental. Para isso, foram selecionandas algumas coleções utilizadas em escolas públicas no Rio de Janeiro, entre elas o Projeto Araribá, Apoema e Teláris. Busca-se com o trabalho, colaborar com a discussão envolta ao tema no meio acadêmico e nas unidades escolares.