Questões teórico-metodológicas no Ensino de Geografia
o conceito de espaço e o Ensino de Geografia nas primeiras séries do Ensino Fundamental
Resumo
Um dos temas centrais da geografia é a relação homem-natureza e para essa dinâmica ser entendida temos um rol de importantes conceitos na geografia como o território, paisagem, lugar e espaço. E conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais “O espaço geográfico é historicamente produzido pelo homem, enquanto organiza econômica e socialmente sua sociedade” (BRASIL, 2000). Nesta perspectiva, o espaço geográfico deve ser entendido como uma totalidade dinâmica em que interagem fatores naturais, socioeconômicos e políticos. Conforme Piaget e Vygotsky a criança tem um processo temporário de maturação psicológica para ser desenvolvida a aprendizagem, então o conceito de espaço trabalhado de forma concreta no segundo segmento do ensino fundamental, deve ser inserido para criança de acordo com seu desenvolvimento. O papel da escola, e mais especificamente do professor dos anos iniciais é indiscutível no que diz respeito à construção crítica e reflexiva deste conceito, pois será o professor que estará direcionando este trabalho de inserção do conceito de espaço. A importância da aprendizagem do espaço nas séries iniciais vai muito além de um conceito de grande importância na disciplina de geografia escolar. O entendimento do espaço, que muitas vezes se confunde com o lugar, visto que este é o primeiro conceito percebido pela criança, forma um indivíduo com um entendimento de seu papel na sociedade a qual está inserido, o torna verdadeiramente um cidadão, pois à medida que este conceito vai se desenvolvendo torna essa criança um futuro adulto crítico e consciente de sua atuação espacial. Desta forma, o presente trabalho vem contribuir para a discussão e reflexão sobre a importância de se trabalhar o conceito de espaço geográfico nas séries iniciais, além de explorar os principais autores e correntes que discutem a categoria espaço; dialogar a maturação psicológica do indivíduo de acordo com Piaget e Vygotsky e o desenvolvimento do aprendizado do conceito nas primeiras séries do ensino fundamental; discutir a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) como deve ser trabalhado o espaço geográfico nas séries iniciais, assim como analisar a abordagem do conceito espaço no livro didático.