A segregação socio-espacial e as suas consequências na escola da geografia que se ensina

Autores

  • Igor Rafael de Paula
  • Sandra de Castro de Azevedo Unifal

Resumo

Pesquisar sobre a educação é uma tarefa muito complexa, a Geografia enquanto ciência pode ser uma ferramenta essencial neste processo, uma vez que seus conceitos e métodos permitem uma análise da Escola e do Espaço Geográfico onde ela está inserida. No curso de Geografia-Licenciatura, por meio do estágio, é possível pensar a Geografia enquanto ciência e a Geografia Escolar por meio da experiência de observação no/do cotidiano na/da escola, bem como da aproximação e da recuperação das histórias dos sujeitos que participaram da origem da escola e dos bairros ela atende, buscaremos analisar como o processo de segregação socioespacial influencia no cotidiano escolar, discutindo através de relatos e situações observadas, as violências e os conflitos dos e entre os alunos, com o objetivo de provocar o debate sobre este tema e produzir outros olhares sobre a escola aos(às) professore(a)s-geógrafo(a)s em formação, abordando nosso papel enquanto agentes políticos de transformação, questionando como a Geografia no ensino pode atuar na superação dessas condições.

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Publicado

08.02.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas