A escrita narrativa no Estágio Supervisionado
lidando com inquietações e estranhamentos acerca da trajetória docente
Resumo
Este trabalho foi desenvolvido a partir de experiências de formação docente no âmbito das disciplinas de Estágio Supervisionado e Estágio Supervisionado em Geografia na Universidade Estadual de Campinas. O recorte temporal é estabelecido nos anos de 2015 (para o Estágio Supervisionado) e 2016 (para o Estágio Supervisionado em Geografia). Seu objetivo é levantar a discussão acerca das contribuições da escrita narrativa para a formação inicial dos alunos de licenciatura da referida universidade. Em um primeiro momento são trazidas reflexões acerca da escrita narrativa do período em que fui aluna da disciplina de estágio e, o segundo momento, faz referência ao período posterior em que fui monitora, a partir do Programa de Apoio Didático (PAD) da disciplina de Estágio Supervisionado em Geografia. Em ambas as disciplinas a utilização das narrativas se configurava enquanto um importante componente curricular, que permitia aos alunos narrarem suas experiências no contexto das atividades observadas e vividas na escola, bem como levarem para as aulas e reuniões de orientação suas principais inquietações em relação ao cotidiano escolar. A utilização das narrativas, portanto, vêm a contribuir para a formação inicial na medida em que permite aos alunos da disciplina de estágio lidarem com a complexidade de situações existentes na escola a partir da reflexão e autorreflexão acerca da carreira docente.