A formação docente inicial e continuada em Geografia para as africanidades
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo trazer para debate a Lei 10.639/03, tal lei constitui instrumento relevante para a educação brasileira, uma vez que interfere na forma como os conteúdos são construídos já que institui o ensino de História e Cultura da África e dos Afro-descendentes. Neste sentido, o intuito desta pesquisa é compreender como os professores da rede básica estadual do município de Uraí, que fazem formação continuada, constroem conhecimentos adquiridos com os alunos e como os licenciandos da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP (Campus Cornélio Procópio) são preparados inicialmente para abordagens acerca das africanidades. Desta maneira, a presente discussão traz análises dos dados recolhidos através das entrevistas e de documentos acerca da prática docente no que tange à temática das africanidades. Portanto, conclui-se que o pouco contato direto dos professores com as práticas acerca da lei 10.639/03 resulta em um desenvolvimento pontual da lei, ou seja, ela ainda não é abordada em seu cerne por todos os professores pesquisados.