O estágio como ferramenta para a formação profissional de acadêmicos no curso de Geografia
Resumo
O estudo em questão tem o objetivo de descrever o estágio supervisionado como um instrumento de grande importância para a formação profissional dos acadêmicos do curso de Geografia. Trata-se de um conjunto de informações desenvolvidas a partir de experiências adquiridas no campo de estágio supervisionado em duas escolas do município de Santarém-Pará, uma de ensino fundamental e outra de ensino médio, no período de 29 de outubro a 20 de novembro do ano de 2015, no qual foram desenvolvidas as atividades metodológicas nas aulas de Geografia, levando em consideração as preocupações e as necessidades da sociedade humana desde os primórdios tempos em se localizar. Durante o estágio, observou-se que o processo de ensino-aprendizagem é parte fundamental da metodologia pedagógica utilizada por professores no ensino da Geografia, e que o mesmo se constitui em um instrumento de integração: em termos de treinamento prático, aperfeiçoamento técnico-cultural, científico e relacionamento humano. Apresentando-se como um passo decisivo no processo de formação profissional, contribuindo para que haja um pleno desenvolvimento do estagiário, garantindo assim uma formação pautada em bases teóricas reafirmadas em bases práticas.