O estágio como ferramenta para a formação profissional de acadêmicos no curso de Geografia

Autores

  • Fabrício Sampaio Gaspar IG Unicamp
  • Ednéa do Nascimento Carvalho

Resumo

O estudo em questão tem o objetivo de descrever o estágio supervisionado como um instrumento de grande importância para a formação profissional dos acadêmicos do curso de Geografia. Trata-se de um conjunto de informações desenvolvidas a partir de experiências adquiridas no campo de estágio supervisionado em duas escolas do município de Santarém-Pará, uma de ensino fundamental e outra de ensino médio, no período de 29 de outubro a 20 de novembro do ano de 2015, no qual foram desenvolvidas as atividades metodológicas nas aulas de Geografia, levando em consideração as preocupações e as necessidades da sociedade humana desde os primórdios tempos em se localizar. Durante o estágio, observou-se que o processo de ensino-aprendizagem é parte fundamental da metodologia pedagógica utilizada por professores no ensino da Geografia, e que o mesmo se constitui em um instrumento de integração: em termos de treinamento prático, aperfeiçoamento técnico-cultural, científico e relacionamento humano. Apresentando-se como um passo decisivo no processo de formação profissional, contribuindo para que haja um pleno desenvolvimento do estagiário, garantindo assim uma formação pautada em bases teóricas reafirmadas em bases práticas.

Downloads

Publicado

08.02.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas