A importância do Estágio Curricular Supervisionado em Geografia para a formação de docentes: uma proposta pedagógica

Autores

  • Samuel Matiazo UNESPAR
  • Virgílio Manuel Pereira Bernardino UNESPAR

Resumo

Contemporaneamente as relações entre teoria e prática nos cursos de licenciaturas vêm demonstrando cada vez mais a importância do Estágio Curricular Supervisionado para a formação de novos profissionais docentes. Diante desta importância, o presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta pedagógica e suas metodologias, resultantes de práticas de ensino no último ano do curso de Geografia da Universidade Estadual do Paraná, Campus de Paranavaí-PR. Este trabalho partiu da necessidade de tornar as aulas de Geografia mais interessantes, e se justifica na medida em que os recursos didáticos apresentados (maquetes, painéis, mapa, quebra-cabeça, etc.), diminuem as fronteiras entre a teoria e a prática. Como resultado, percebemos a importância desta proposta pedagógica que oportuniza a transmissão de conteúdos de maneira lúdica e de fácil compreensão, demonstrando uma grande eficácia na criação e no desenvolvimento de novos saberes. Deste modo, demonstramos as relações entre teoria e prática, aplicadas para estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Professor Bento Munhoz da Rocha Neto, no munícipio de Paranavaí-PR. As atividades realizadas em todas as etapas objetivaram momentos de aperfeiçoamento no ministrar de aulas, conhecimento do espaço escolar e do seu cotidiano, onde se oportunizou ao graduando em Geografia, momentos positivos e de dificuldades acontecidos na prática docente. Assim, o Estágio é um singular ganho de experiência, marcante e de suma importância para o início da carreira no magistério.

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Publicado

08.02.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas