Grupos de estudos de Geografia

uma modalidade de formação continuada

Autores

  • Clayton José Budin
  • Acacia Aparecida da Silva
  • Marcos Zacarias Farhat Junior
  • Maria Cristina Navarro Alonso

Resumo

Este trabalho tem como foco apresentar as atividades desenvolvidas por professores de Geografia em grupos de formação continuada. Esses grupos reúnem professores da rede Municipal de Campinas e tem como objetivo principal realizar estudos sobre o Currículo a partir do documento das Diretrizes Curriculares desenvolvido coletivamente por professores da rede municipal. Além disso, visam realizar estudos, pesquisas e debates de temas específicos dos componentes curriculares e de temas gerais da educação. Como metodologia, optamos por apresentar as atividades desenvolvidas nos últimos 7 anos, ou seja, desde 2010 até 2016. No ano de 2010, houve a retomada do grupo de estudos para os professores com uma finalidade específica: produzir as Diretrizes Curriculares de Campinas, os anos subsequentes, se tratam de estudos referentes a ela. Como resultado ao longo desses anos, teve-se a realização dos trabalhos por meio da leitura, reflexão, diálogo e elaboração de textos coletivos, a partir de temas como atividades didáticas com filmes, disciplina e indisciplina escolar e avaliação escolar, a questão ambiental; além disso, a elaboração de oficinas pedagógicas com as temáticas da cultura africana e indígena, uso de tecnologias e alunos-surdos. Além da participação em diversos eventos acadêmicos. Por fim, os professores destacaram a importância desta atividade formativa na SME, a sua potencial continuidade para os próximos anos, além de sugerirem abertura de espaços de discussão nas escolas para que o mesmo seja incorporado ao trabalho docente.

Downloads

Publicado

08.02.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas