(Des) estruturação dos conteúdos de Geografia nos livros didáticos do Ensino Médio e suas repercussões para a formação docente e discente

Autores

  • Ivaneide Silva dos Santos DCH UNEB
  • Laiane Oliveira dos Santos DCH UNEB

Resumo

A sociedade contemporânea é caracterizada por constantes mudanças e pela circulação de informações a uma velocidade que ultrapassa nossa lógica, sendo o espaço geográfico constantemente transformado. Neste contexto, o professor de geografia, deve estar preparado para atender a demanda de diferentes realidades, e a escola precisa ter um currículo que contemple o diálogo entre os conteúdos geográficos, a realidade do aluno e dos demais sujeitos envolvidos na escola, assim como as propostas das Diretrizes Curriculares da Educação Básica, no nosso caso a Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias AVALIE-BA 2012/ENSINO MÉDIO, a qual apresenta Descritores que o aluno do ensino médio deve dominar ao longo das três séries de ensino. No entanto, muitos professores fazem do livro didático o único instrumento curricular, confundindo a função deste recurso didático. Este problema nos leva a uma inquietação: como são selecionados e organizados os conteúdos a serem trabalhados em cada série nesses materiais? Quais as repercussões da estruturação desses conteúdos na formação discente? Estes livros contemplam a proposta do currículo escolar? Partindo deste ponto o presente artigo elucida um estudo acerca da (Des) estruturação dos conteúdos de geografia nos livros didáticos, com foco no 2° ano do ensino médio e sua relação com a proposta curricular para esta série de ensino. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, realizada através da análise de livros didáticos e da revisão de literatura sobre formação do docente de geografia, currículo de geografia e livro didático. A pesquisa surgiu a partir das experiências do Estágio Supervisionado em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia, Campus IV, no qual a regência ocorreu numa turma de 2º ano do ensino médio, na primeira unidade de ensino do ano de 2016.

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Publicado

08.02.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas