Reflexão a partir das narrativas de estágio na perspectiva de atuação do futuro docente

Autores

  • Barbara Correa e Silva
  • Maria Júlia Buck Rossetto

Resumo

É tempo de remexer-se por dentro, virar-se ao avesso e reconstruir. O atual modelo de ensino é formado por uma série de transformações decorrentes de um processo global de mudanças de fluxos. Isso influi na maneira como os indivíduos se apropriam do espaço e das relações, e na forma como as territorialidades e memórias são construídas no decorrer dos anos escolares. A escola como espaço de desenvolvimento e aprendizagem envolve todas as experiências contempladas no processo de apropriação escolar, considerando tudo como significativo. A instituição de ensino é o meio fomentador de convivência e coletividade que infere um caráter atuante nos estudantes. Nesse sentido, busca-se compreender o cotidiano escolar a partir de uma perspectiva individual em que prevalece a memória de questões particulares que fazem parte do ambiente da escola já vivenciado anteriormente. Dessa forma, as narrativas constituem um instrumento na compreensão das perspectivas que são construídas por futuros docentes a partir das experiências escolares, uma vez que perfazem a linha tênue entre aluno – professor. A dinâmica na qual as descrições se inserem faz parte da memória que será retomada a partir da conclusão do ciclo estudantil e influenciará em lembranças futuras.

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Publicado

08.02.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas