Afrobetizando no Ensino de Geografia

a prática da Lei 10.639/03 e o processo de implementação na sala de aula

Autores

  • Rafael Strozi Moura
  • Edimilson Antônio Mota

Resumo

A presente experiência faz parte das atividades desenvolvidas com alunos do segundo ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Thiers Cardoso, na cidade de Campos dos Goytacazes - RJ, acompanhado pelo professor supervisor do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Os temas abordados foram, A Revolta dos Malês, e a Revolta da Chibata, que têm em comum as questões sociais e raciais em que o negro é o pano de fundo da trama e das subversões sociais. O desafio posto, foi abordar essas temáticas a partir do referencial e das diretrizes curriculares criadas a partir da lei 10.639/03. A Lei Federal de 2003 torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, incluindo nos estudos, a História da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional. O objetivo das atividades aplicadas foi permitir que o aluno expusesse o seu olhar sobre a cultura afro-brasileira, bem como as tradições e costumes que resistiram ao tempo e permanecem vivas até hoje. Buscou-se com os trabalhos e as oficinas desenvolvidas, retratar o lugar em que o negro está inserido na sociedade. Para isso, foi dado ao aluno voz para que ele tivesse a liberdade e a crítica para denunciar o racismo presente nos mais diversos tipos de relações sociais. Foram oferecidas para os alunos oficinas sobre a cultura afro-brasileira. Após a aplicação de atividades conceituais (conteúdo) e de atividades procedimentais (oficinas, debates), cada aluno produziu um texto cuja abordagem dialogava sobre as condições sociais do negro ontem e hoje. É possível notar que os alunos enfatizaram em suas vozes que o racismo é um marcador cortante na vivência social do negro, e que está muito presente na realidade de cada um como no seu dia a dia, na escola e no bairro. O que se pretende com esse artigo é mostrar uma possibilidade pedagógica para abordar e implementar a questão étnico-racial na disciplina de Geografia e, bem como, combater o racismo.

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Publicado

08.02.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas