Entre a escola e a cidade

pensando as escalas de vivência na sala de aula

Autores

  • Célio Quintanilha UFF
  • Rodrigo Lopes
  • Silvana Santos UFF
  • Victor Loback UFF

Resumo

Quais os desafios de abordar as dimensões dos espaços vividos na cidade em sala de aula? Como construir mediações entre o espaço da cidade e o espaço da escola? Tais questionamentos derivaram de uma atividade de Geografia que visava discutir as representações sobre a cidade, e as respostas apresentadas revelavam que os significados sobre a cidade eram diversos. Diante disso, o caminho a ser percorrido conduziu a pensar sobre as percepções atribuídas à cidade e as possibilidades de ressignificação das mesmas. A partir desta indagação, as metodologias propostas visavam resgatar a dimensão do espaço vivido na direção de repensar a cidade. Porém, o que está ao alcance da ação pedagógica mais imediata? É porque a esfera que envolve uma cidade torna-se ampla para as análises mais concretas das dimensões vividas por um grupo de alunos e professores de uma escola, que essa compreensão levou o grupo a rever a escala de análise. Nesse sentido, o bairro ganhou mais centralidade nas atividades, a partir de oficinas de imagens e informações que passariam a dar mais sentido a conhecimentos que já existiam, mas que não eram compreendidos por todos. As atividades despertaram nos alunos a vontade de intervenção, porém, intervir na cidade ou no bairro da escola tornava-se um desafio maior e mais difícil. Sendo assim, talvez fosse possível começar pelo espaço mais próximo: a escola. Foi nesse contexto que, por iniciativa dos alunos, a escola foi tomada por um movimento de pintura das salas de aula dando as esses espaços mais cor e identidade e trazendo razões para serem bem cuidados, afirmando a dimensão vivida do cotidiano. Esse movimento redefiniu a relação dos alunos com o espaço da escola, e repensar esse espaço, a partir das práticas e vivências cotidianas, torna-se o objetivo deste trabalho.

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Publicado

08.02.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas