A pedagogia da alternância e os contributos para a educação ambiental

o caso da escola família agrícola Paulo Freire. Município de Acaiaca/MG

Autores

  • Altamiro Braga

Resumo

O presente relato de experiência ,parte de trabalho de conclusão de curso em Educação Ambiental, pautou-se em discutir acerca dos contributos da pedagogia da alternância no que toca à prática da educação ambiental e, sobretudo, no contexto de procurar compreender de que forma este viés teórico e metodológico da educação se aproxima da construção de uma consciência ambiental que posso reestruturar as formas de se relacionar com o meio ambiente. Foi utilizado como estudo de caso a Escola Família Agrícola Paulo Freire, localizada no município de Acaiaca, zona da mata mineira, onde a prática da pedagogia da alternância é a base da educação que rege a instituição. Enquanto marco teórico, foram utilizados autores que dialogam acerca do fundamento da educação do campo, do histórico e da luta deste campo da educação no Brasil, o desenvolvimento da pedagogia da alternância e seu potencial em fortalecer o conceito amplo de educação ambiental não só no dia a dia, mas, também, no cotidiano e na educação ao longo da vida dos estudantes envolvidos nas EFA’s. A pesquisa baseou-se num caráter qualitativo a partir das análises na literatura disponível sobre o tema, bem como sobre a interpretação dos documentos que regem a escola família agrícola Paulo Freire e, ainda os projetos por ela desenvolvidos. Enquanto conclusão, pôde-se avaliar a força que a instituição, por meio de suas práticas, carrega para o desenvolvimento de uma educação ambiental sólida e de potencial peculiar para o fortalecimento da consciência ambiental.

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Publicado

08.02.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas