Educação do campo e sujeitos sociais

participação e elaboração de políticas públicas

Autores

  • Silvia Aparecida de Sousa Fernandes FFC Unesp Marília

Resumo

O termo educação rural no Brasil se refere à oferta de educação para os povos do campo no período compreendido pelas décadas de 1950 a 1990. Em 2002, a Resolução CNE/CEB 01/2002, institui as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Desde então, a educação do campo passa a ser a denominação oficial e foco de inúmeras políticas públicas que visam à regulamentação, financiamento e execução de programas de formação de jovens, adultos e formação de professores, resultado da ação dos movimentos sociais do campo. As mudanças nas orientações da educação do campo resultam da correlação de forças entre instituições e movimentos sociais do campo. Os objetivos deste trabalho são discutir as mudanças nas orientações das políticas públicas e analisar como as experiências de educação do campo, realizadas pelos movimentos sociais do campo, levam à apropriação e conquista do território.

Downloads

Publicado

08.02.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas