A ação docente e o Conteúdo Básico Comum de Geografia no Ensino Médio
investigando aproximações e distanciamentos em uma escola-referência de Betim (MG)
Resumo
O foco deste trabalho transita entre o campo da Geografia e do Currículo. A pesquisa consiste em um estudo envolvendo um docente licenciado em Geografia, do Ensino Médio, em uma Escola-Referência na Rede Estadual de Educação de Minas Gerais localizada no município de Betim e busca identificar aproximações e/ou distanciamentos dos professores de Geografia frente aos Conteúdos Básicos Comuns (CBC), proposta curricular da referida rede de ensino. Para tanto, interpretou-se o processo de construção desse currículo, em especial, do CBC Geografia, a fim de se compreender o contexto no qual a proposta foi elaborada e instituída. Qual o envolvimento docente durante a elaboração e a implementação do CBC? Em seguida, procurou-se identificar e compreender as referências teóricas e pedagógicas que norteiam as escolhas curriculares de professores em Geografia no Ensino Médio em suas práticas e ações cotidianas. Para realização desta pesquisa, desenvolveu-se um levantamento bibliográfico, com o fim de subsidiar a interpretação da proposta curricular (sua constituição, implementação e estrutura final). Tal interpretação se fez a partir de pesquisa documental em documentos da Rede Municipal de Ensino de Betim e no volume do CBC específico da Geografia. Por fim, realizou-se entrevista semi estruturada junto ao professor do Ensino Médio da referida escola. Neste estudo, pretende-se identificar o posicionamento e possíveis facilidades ou/e dificuldades dos professores diante do CBC.