A Proposta Curricular para o Ensino de Geografia - 1º Grau da CENP/SP (1988)

um momento na política de currículo brasileira

Autores

  • Giovanna Ermani IG Unicamp

Resumo

O presente texto apresenta uma reflexão sobre um determinado momento na política curricular brasileira, representado pelo processo de redemocratização pós Ditadura Militar (1964-1985). Devido às mudanças observadas no cenário político e ideológico, esse foi um período de grandes reconstruções e novas elaborações em diversas instâncias sociais, tocando o cenário educacional brasileiro, as Políticas Curriculares e o Ensino de Geografia. Com o objetivo de readequar essas instâncias ao novo cenário político é que surge a Proposta Curricular para o Ensino de Geografia – 1º Grau da CENP/SP (1988). Nesse trabalho, elaboro uma análise dessa proposta, baseada em seu contexto histórico de criação, bem como em seus agentes organizadores e nos elementos que a colocam em prática. A partir disso, construo uma reflexão sobre essa política curricular, buscando entender seus sentidos, conflitos e negociações; encerro o texto com uma legitimação a respeito da importância do entendimento de políticas curriculares enquanto momentos de política.

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Publicado

08.02.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas