Em busca de um currículo local

o uso das representações sociais nas aulas de Geografia da Escola Estadual 31 de Março, Campinas-SP

Autores

  • Vanessa Lessio Diniz IG Unicamp

Resumo

Este trabalho pretende apresentar uma prática educativa realizada no primeiro semestre de 2014 com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental (ciclo II) da Escola Estadual 31 de Março, localizada no bairro Jardim Santa Mônica na região norte do município de Campinas. Este bairro tem nas suas proximidades a rodovia Dom Pedro I e o Aeroporto dos Amarais, sendo essas materialidades do processo de urbanização da cidade que apresentam a racionalidade do uso do território nessa região, o bairro vem passando por adequações técnicas (ampliação do aeroporto e construção da faixa adicional da rodovia) que permitem que empresas obtenham rápida fluidez na circulação de suas mercadorias. Dessa forma, tal prática teve como objetivo estruturar atividades que trabalhassem aspectos do local do aluno (entorno da escola), abordando o tema Globalização, presente na proposta curricular do Estado de São Paulo de Ciências humanas e suas tecnologias. Procurei compreender o que é a região para os alunos que nela residem ou apenas estudam a partir da teoria das representações sociais, e de que forma o processo de globalização influencia no entendimento desse lugar. Sendo assim, busquei refletir sobre a construção de um currículo local, ou seja, trabalhei conteúdos curriculares a partir da ótica do local do aluno, contrapondo a uma abordagem descontextualizada que apenas reproduz um conhecimento de forma sistematizado, generalista e fixo, e com isso tentei contribuir para um processo de ensino-aprendizagem que auxilie na formação de cidadãos que problematizem seu lugar.

Downloads

Publicado

08.02.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas